EM PIRACICABA (SP) 05 DE NOVEMBRO DE 2021

Junho violeta conscientizará sobre violência contra os idosos

Projeto de lei é de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL)




Toque na imagem para aumentar

Vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Foi aprovado em primeira discussão durante a 42ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (4), o projeto de Lei 180/21, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), que institui a “Campanha Junho Violeta” no Calendário Oficial de Eventos do município. O objetivo é a conscientização para o combate à violência contra a pessoa idosa.

De acordo com o documento, "a campanha Junho Violeta, de âmbito nacional, foi criada em alusão ao dia 15 de junho, quando é celebrado o “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”, e tem como objetivo alertar para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos das pessoas com mais de sessenta anos".

No projeto de lei, constam dados que apontam um aumento expressivo do número de denúncias de violência contra idosos desde o início da pandemia. "Dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) revelam que, só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país, que acontecem principalmente no ambiente doméstico", revela o documento que acrescenta que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social. 

 

Legislativo Cassio Luiz

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas