EM PIRACICABA (SP) 06 DE SETEMBRO DE 2022

Legado de Mestre Cosmo é lembrado em cerimônia pelo Dia do Capoeirista

Medalha que leva nome de uma das referências da cultura afro-brasileira em Piracicaba foi entregue a pessoas que fortalecem a prática da capoeira na cidade.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Depoimentos sobre o legado de Mestre Cosmo e a importância da capoeira na formação de crianças e jovens marcaram a homenagem prestada pela Câmara, na noite desta terça-feira (6), a pessoas que fortalecem a prática do esporte em Piracicaba. Elas receberam, durante a solenidade realizada no salão nobre para celebrar o Dia do Capoeirista, a Medalha Mestre Cosmo, que leva o nome pelo qual se tornou conhecido Claudival da Costa, uma das referências da cultura afro-brasileira na cidade.

"Mestre Cosmo deixou seu legado. Piracicaba deve referenciá-lo pela sua cultura preta e pela capoeira", frisou Mestre Marquinhos, diretor do Instituto Afropira, que também destacou o fato de a cidade promover desde 2017 o Fenacapi (Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba). "Inicia-se em 15 de julho, que é o dia em que a capoeira se tornou patrimônio cultural nacional, passa pelo aniversário de Mestre Cosmo e se encerra em 3 de agosto, no Dia do Capoeirista", comentou.

A reunião solene foi promovida pelos vereadores Acácio Godoy e Reinaldo Pousa e pela vereadora Silvia Morales. A Medalha Mestre Cosmo foi entregue a Elcio Barbosa (representado por Elaine Teutônio), Isabel Cristina Farias (representada por Pedro Gimenez), Sérgio Augusto Pedrassani, Eduardo Carlos Furtini, Gil Vaz de Almeida, Marcos Roberto da Cruz e José Marcos Abdala. Os mestres Valter Farias e Zequinha também receberam a honraria, em alusão às edições do Dia do Capoeirista não realizadas nos anos iniciais da pandemia.

Ao falar em nome dos homenageados, Elaine Teutônio comentou sobre o papel do Afropira na divulgação da cultura negra na cidade, como na realização do Fenacapi. "Quando fazemos isso, é porque precisamos. Desde a passagem de Mestre Cosmo em 2004, pouca atividade foi feita em seu nome. Por isso, continuaremos falando não só de Mestre Cosmo, mas de todos os mestres e pessoas que se dedicam à cultura negra", disse Elaine, que defendeu a inclusão de aulas de capoeira nas escolas da rede municipal de ensino.

A ideia foi endossada por José Marcos Abdala, que, como vereador entre 2017 e 2020, instituiu na Câmara a Medalha Mestre Cosmo. "Mestre Cosmo ficava na praça, em espaços públicos: onde pudesse, estaria jogando capoeira e, hoje, é seguido pelas novas gerações. Quando tiveram a infelicidade de marginalizar essa cultura, foi um ato criminoso, que está sendo reparado, dia após dia, graças a momentos como este", disse, sobre a solenidade.

"No futuro, as crianças vão ter certeza de que estão fazendo a coisa certa: recebo relatos de crianças que melhoraram sensivelmente em todas as áreas: na atenção, na educação, na postura corporal. E o Poder Público tem, sim, que reconhecer e trazer para o ensino público municipal a aula de capoeira, pois vai refletir, no futuro, numa qualidade de vida muito grande", afirmou o ex-vereador.

O presidente em exercício da Câmara, Acácio Godoy, apontou a importância de "homenagear os heróis de agora, em vida", com a medalha que gera "lembranças de quem saudamos e tanto copiamos". O vereador também falou da composição da Câmara na atual legislatura e de seus esforços pela valorização da cultura negra. "Demoramos muito para ter representatividade neste espaço: esta é uma Casa de Leis que, pela primeira vez em 200 anos, tem um presidente e um vice-presidente negros", afirmou. "Briguei para que a verba destinada à cultura negra em Piracicaba, que era de R$ 84 mil por ano, hoje fosse para R$ 300 mil ano. Ainda acho que é pouco, mas é um aumento considerável", completou.

O vereador em exercício Reinaldo Pousa disse que, em seu período como suplente, espera "poder ajudar o máximo a cultura". Ele recordou as vezes em que, trabalhando no comércio do Centro, via Mestre Cosmo jogando capoeira. "Eu ficava lá trabalhando e vendo a maravilha do que faziam na praça."

Pablo Carajol, integrante do mandato coletivo A Cidade É Sua que representou a vereadora Silvia Morales na solenidade, falou do reconhecimento da Câmara à importância da capoeira "como manifestação cultural, de resistência e de afirmação do povo brasileiro". "É fundamental essa homenagem aos grandes mestres que fazem perdurar e irradiar a capoeira como um valor da humanidade", declarou.

O vice-presidente em exercício da Câmara, Thiago Ribeiro, parabenizou o "trabalho de excelência" que os grupos de capoeira realizam nos bairros de Piracicaba e manifestou apoio à ideia trazida por Elaine Teutônio. "Me proponho a trabalhar com a possibilidade, junto ao Executivo, da aula de capoeira nas escolas da rede municipal."

A solenidade foi precedida por uma apresentação de capoeira feita por alunos de grupos da cidade em frente ao prédio principal da Câmara.

Acácio Godoy Silvia Maria Morales Reinaldo Jose Pousa Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas