EM PIRACICABA (SP) 21 DE SETEMBRO DE 2022

Mandato coletivo avalia o atendimento e a gestão do “Centro Pop”

Serviço da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) é voltado à população em situação de rua




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O mandato coletivo “A Cidade É Sua” visitou no último dia 14 o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), serviço que atende até 70 pessoas. O imóvel está localizado na região central, porém sofre com problemas estruturais desde 2017, onde há partes do teto abertas, o que acaba chovendo na área de atendimento e recepção.

“É inegável que a cada ano mais indivíduos utilizam as ruas como moradia, fato desencadeado em decorrência de vários fatores, agravados muitas vezes pelas dificuldades socioeconômicas: ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doenças mentais, entre outros fatores, avalia a vereadora Silvia Morales.

Pela legislação, o serviço deveria funcionar até às 17 horas, mas atualmente funciona das 8 às 11 horas, o que é uma defasagem em sua funcionalidade. Oferece café da manhã, espaço para lavanderia e atendimentos com a equipe psicossocial.

Em dias de chuva, o espaço fica reduzido para todas atividades. Segundo usuários, eles perderam espaço para guardar roupas, relatam que gostariam de oficinas profissionalizantes e atividades voltadas às suas necessidades, com um olhar de como inseri-los novamente em atividades laborais. 

O serviço possui ainda equipe psicossocial, estagiários e administrativo, porém o espaço está sem profissional na função de coordenação da equipe desde agosto, o que também dificulta a funcionalidade do mesmo na resolução de problemas de forma imediata.

Cabe destacar que neste momento pós-pandemia essa população aumentou drasticamente, em cerca de 140%, e sofre com alto índice de desemprego, falta de apoio governamental e políticas públicas.

O Centro Pop é um serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) e faz parte da Tipificação SUAS (Normativa Nacional de Serviços Socio-assistenciais), que garante direitos fundamentais à população em situação de rua para conseguir acessar serviços de saúde e assistência. Ainda existem a Casa de Passagem, no Jardim Califórnia, local onde alguns casos com maior comprometimento de saúde são encaminhados. Atualmente atendem 50 vagas, mas também com déficit.

Também existem o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e o Consultório na Rua que atendem demandas de saúde mais emergenciais.

A visita do mandato coletivo foi realizada pelos integrantes Pablo Carajol e Maria Clara Gorenstein.

Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas