EM PIRACICABA (SP) 20 DE OUTUBRO DE 2020

Meteorologista explica fatores que ocasionam o aumento da temperatura

Ana Ávila falou sobre a crise climática e os efeitos do aquecimento global no Brasil na live desta segunda-feira do Parlamento Aberto no Instagram.




Toque na imagem para aumentar

Ana Ávila é graduada em meteorologia pela Universidade de Pelotas, tem mestrado em fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em engenharia agrícola pela Unicamp e trabalha como pesquisadora no Cepagri





As altas temperaturas, o grande volume de chuvas e a alteração do solo foram alguns dos eventos climáticos explicados pela meteorologista Ana Ávila na live desta segunda-feira (19) do Parlamento Aberto. A pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura) falou sobre a crise climática e os efeitos do aquecimento global no Brasil.

Os impactos da crise climática são vivenciados diariamente em todo o país. Em meados de fevereiro deste ano, o acúmulo de 900 milímetros de água de chuva na região do Espírito Santo foi um exemplo dessa situação para a meteorologista. Ela explicou que os números de um mês na região quase ultrapassaram a marca de um ano inteiro de chuva na região de Campinas.

Na cidade do interior paulista, em uma das medições realizadas pelo Cepagri, o grupo identificou a temperatura de 38,7ºC em uma região com sombra. Assim como Campinas, o termômetro em Piracicaba já marcou 44ºC em um dia de sol. Esses são alguns exemplos da influência do aumento de gases na atmosfera, principalmente dos gases dióxido de carbono e metano, chamados de “gases do efeito estufa”, originados, principalmente, da queima de combustíveis fósseis.

Ana esclareceu que a alta quantidade desses gases na atmosfera bloqueia a saída da radiação da superfície em direção ao espaço e, dessa forma, impede o equilíbrio de energia dentro e fora do sistema terrestre. A interferência no equilíbrio de energia transforma o aquecimento natural em anormal, provocando a elevação da temperatura dos oceanos e o desequilíbrio das algas, entre outros efeitos.

O aumento das ondas de calor também provoca alterações na configuração do período chuvoso. Em uma pesquisa do Cepagri, foi verificado que na década de 1990 o período de chuva ocorria, geralmente, na segunda quinzena de setembro, enquanto hoje essa fase inicia-se entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro, o que afeta a agricultura e outros setores do país.

A meteorologista apontou as queimadas na Amazônia e em outros biomas do Brasil como fatores que ocasionam o aumento da temperatura. “Uma árvore de grande porte da floresta amazônica evapotranspira até 1.000 litros de água por dia em uma situação de sol, então são bilhões de árvores evapotranspirando milhões de litros água por dia e jogando essa água naturalmente na atmosfera. Essa umidade é transportada para as regiões Sul e Sudeste do país”, disse.

De acordo com Ana, a temperatura do mundo já aumentou em 1ºC, sendo que o limite definido pelos cientistas para a crise total do clima é de 2ºC. Para ela, essa situação pode ser melhorada com o investimento em áreas subutilizadas para o aproveitamento delas na agricultura e pecuária; a aplicação de ações, pelos países, para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa; e a conscientização quanto aos hábitos de consumo da população.

"Quando eu penso que coloco a minha garrafinha de plástico no lixo orgânico e tudo bem, eu uso meu canudinho de plástico e tudo bem, é confortável. Mas quando a gente começa a pensar, percebemos que cada um tem a sua parte e devemos reduzir esses usos", afirmou.

ACESSE O CONTEÚDO - As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Meio Ambiente Parlamento Aberto

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas