EM PIRACICABA (SP) 08 DE FEVEREIRO DE 2022

Moção apela por isenção de imposto para aquisição de cadeira de rodas

Moção será direcionada à Câmara dos Deputados; projeto trata da compra de utensílios e equipamentos que facilitam a mobilidade ou locomoção de pessoas com deficiência




Toque na imagem para aumentar

Para vereador, legislação tributária brasileira apresenta uma grave injustiça nesse quesito

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara de Piracicaba aprovou por unanimidade, na sessão extraordinária desta segunda-feira (7), a moção de apelo 1/22, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), para que seja aprovada com urgência a alteração na lei que garante a isenção de impostos para a aquisição de cadeiras de rodas.

A moção será direcionada à Câmara dos Deputados e faz referência ao projeto de lei 10763/18, que versa sobre a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e zera as alíquotas de Pis/Pasep e Cofins para a compra de utensílios e equipamentos que tenham por finalidade facilitar a mobilidade ou locomoção de pessoas com deficiência, transitória ou definitiva.

Na moção, o vereador argumenta que a legislação tributária brasileira apresenta uma grave injustiça nesse quesito. Apesar de existir a previsão da incidência do tributo à alíquota zero, ele lembra que o Poder Executivo pode, eventualmente, decidir pela reinstituição da tributação sobre esses produtos.

“A fim de conceder às pessoas com deficiência uma maior segurança jurídica, é necessário fazer a previsão de que tais produtos são beneficiados com isenção do IPI”, destaca a moção. “Tal isenção não prejudica o direito ao crédito do imposto pago pelos estabelecimentos industriais e equiparados a industriais durante o processo de industrialização dos mesmos. Pelo fato da existência da alíquota zero, não há que se falar em impacto orçamentário ou financeiro nas contas públicas da União”.

Cidadania André Bandeira

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas