EM PIRACICABA (SP) 07 DE MAIO DE 2021

Moção apela por sanção à ampliação de diagnósticos do teste do pezinho

Propositura de autoria da vereadora Ana Pavão (PL) é direcionada ao presidente Jair Bolsonaro.




Toque na imagem para aumentar

Moção foi aprovada na reunião extraordinária desta quinta-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Foi aprovada nesta quinta-feira (6) a moção de apelo 78/2021 ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que sancione e promulgue o projeto de lei 5.043/2020, que amplia o número de diagnósticos reportados pelo teste do pezinho, feito em recém-nascidos. A autoria é da vereadora Ana Pavão (PL). 

De acordo com o texto da moção, o teste do pezinho básico é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e também pela saúde suplementar. Nele, podem ser detectados hoje seis tipos de doenças: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; fibrose cística; hemoglobinopatias; hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. 

A parlamentar destaca que a avaliação detecta de forma precoce alterações no sangue do bebê que podem indicar doenças graves de nascença, algumas fatais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O teste do pezinho ampliado, proposto pelo projeto de lei 5.043/2020, prevê incluir mais quatro diagnósticos: deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.

Ana Pavão ressalta que as doenças detectadas são crônicas, genéticas e incuráveis, no entanto, quando identificadas e tratadas precocemente, aumenta-se a chance de sobrevida normal, de integração social e de preservação da capacidade cognitiva e da qualidade de vida dos pacientes. 

"É importante fazer o teste do pezinho em todos os recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento. Caso não sejam tratadas cedo, elas podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança", pontua.

Legislativo Ana Pavão

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas