EM PIRACICABA (SP) 27 DE JULHO DE 2021

Moradores de rua serão acolhidos em imóvel durante onda de ar polar

Smads autoriza uso do Centro Comunitário de Artemis para abrigar moradores de rua nessa semana que deverá ter temperaturas negativas




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Os moradores de rua que se abrigam na calçada da antiga estação de trem de Artemis serão acolhidos no salão do imóvel enquanto permanecer a onda de ar polar que deverá atingir a região a partir de quinta-feira (29) e baixar a temperatura a graus negativos.

O vereador Josef Borges (Solidariedade) e a secretária Euclídia Fioravante, da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), conversaram sobre essa possibilidade e ela autorizou que fossem acolhidos no local, de forma emergencial. O prédio pertence à Smads. 

Josef Borges vai acompanhar a instalação dos dois homens no local, a partir de quarta-feira (30) e o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) da secretaria vai levar novos cobertores para que eles se protejam do frio.

“É um evento climático de frio intenso, atípico em nossa região e precisamos nos unir para proteger aqueles que não têm onde se abrigar e correm risco de vida se permanecerem ao relento. A situação das pessoas de rua exige paciência e trabalho conjunto das autoridades e da sociedade para que elas consigam ter forças para deixar as ruas e voltar para suas famílias ou ingressarem nos serviços da Smads e retomarem a convivência em sociedade”, comentou o vereador. 

A secretária ressaltou que parcerias como essa estão sendo buscadas em toda a cidade e houve aumento de vagas no abrigo municipal para pernoite da população. A dificuldade é convencer muitos deles a saírem das ruas para se abrigar nesse espaço. 

CAMPANHA - A Smads também deu início a uma campanha urgente de doação de cobertores e agasalhos, para doar aos moradores de rua e às famílias em situação de vulnerabilidade social. A Câmara Municipal é um dos pontos de arrecadação, em que a população pode depositar as doações nas recepções do prédio principal (rua Alferes José Caetano, 834) e do prédio anexo (rua do Rosário, 833, e rua São Jose, 754). 

Também são pontos de arrecadação a Central de Projetos (av. Presidente Varags, 550, Jaraguá); Igreja Presbiteriana Piracicamirim (rua Antonio Lourenço do Canto, 168, Nova América); Curia Diocesana de Piracicaba (av. Independência, 1146); Coração de Rua (rua Macatba, 296, São Luiz); Exércio das Formiguinhas (Débora Ferraz, no telefone 19 99600-4362); Posto GT Água Branca (av. Água Branca, 500); Posto GT Beira Rio (av. Armando Salles, 200); Posto GT Piracicamirim (av. Piracicamirim, 2511) e Posto GT Shopping (av. Limeira, 950).

Legislativo Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas