EM PIRACICABA (SP) 05 DE OUTUBRO DE 2021

Na Semana de Agroecologia, solenidade celebra “único caminho viável”

Iniciativa da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, evento aconteceu na noite desta terça-feira (5).




Toque na imagem para aumentar

Homenageados na noite desta terça-feira (5) no Dia Municipal da Agroecologia

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A degradação ambiental causada pela agricultura baseada na monocultura já mostra resultados assustadores: desertificação de solos, nuvens de terra, altos índices de doenças, como câncer, dentre outros problemas. O desafio não é somente produzir alimentos, mas preservar a natureza.

“A agroecologia não é uma opção, mas é o único caminho viável”, disse Carin Ana Claire Margarida Primavesi Silveira, ao receber a homenagem em nome de sua mãe, a pesquisadora Ana Maria Primavesi, falecida em 2020.

Para celebrar o “único caminho viável”, em que é possível produzir alimentos e preservar o meio ambiente, aconteceu, na noite desta terça-feira (5), a reunião solene em celebração ao Dia Municipal da Agroecologia, na Casa do Hip Hop, no bairro Pauliceia, em uma iniciativa da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, autora do requerimento 37/2021.

Na ocasião, além de Primavesi, também foi enaltecida a atuação de outras nove iniciativas voltadas à produção orgânica de alimentos.

“Estou muito feliz em ver o movimento da agroecologia crescer”, ressaltou Carin Ana, em referência ao universo de estudo que sua mãe é referência enquanto pesquisadora e também como escritora de livro infanto-juvenil, voltado a despertar a consciência ambiental nas novas gerações.

“Pela agroecologia, preservamos o solo. E, tendo o solo vivo, nós produzimos infinitamente”, acrescentou, ao lembrar que a maior parte dos desertos atuais do Planeta Terra é fruto da ação do ser humano. “Pragas não são algo natural, mas atacam justamente solos e plantas que não estão saudáveis”, acrescentou, ao defender “alimentos com nutrientes à população”.

Silvia Morales destacou que, desde o início do mandato, a agroecologia é um compromisso. “Estamos muito felizes em poder realizar essa reunião solene, trazendo essa temática tão fundamental para os dias atuais”, disse. 

Ela ressaltou que a reunião solene integra a Semana da Agroecologia, que, desde sábado (2), desenvolve atividades como roda de conversa, mutirão para plantio de árvores, verduras e legumes e realização de palestras. “É um dia municipal que acabou sendo ampliado, com outras atividades”, destacou, ao lembrar que a data foi instituída pelo projeto de decreto legislativo 23/2019

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, lembrou das ações que foram homenageadas como parte de um movimento que tem crescido no Município. “São atividades transformadoras e que o poder público deve incentivar e fomentar”, defendeu. 

Ex-vereadora na gestão 2017-2020, ela atuou na introdução do capítulo voltado ao Desenvolvimento Rural Sustentável no Plano Diretor e analisa como um processo que vem ganhando força junto à sociedade. “Estou imensamente feliz, porque as coisas estão acontecendo”, disse. 

Representando a Casa do Hip Hop, Joel Cardoso de Oliveira destacou a horta produzida ao lado do centro comunitário. “É uma iniciativa poderosíssima”, disse. “Ainda mais em um momento quando tantas pessoas estão famintas no Brasil”, salientou, ao definir “como um problema muito sério”. 

A solenidade contou ainda com a participação do vereador Paulo Camolesi (PDT) e com Rafael Boer, representando o deputado estadual Alex de Madureira (PSD). 

HOMENAGEADOS – Ana Maria Primavesi (1920-2020) foi engenheira agrônoma diplomada pela Universidade Rural de Boku, em Viena, e com Phd em Ciências Agronômicas. É referência internacional em agroecologia e em agricultura orgânica. 

Adriana Tiba é educadora artística pela Unesp, com vivências em comunidade indígena nas aldeias Rikbaktsa, no Mato Grosso, e desenvolve atividades em horas urbanas e para preservação de abelhas nativas. 

Aliança de Misericórdia – que foi representado por Vinicius Rodrigo dos Santos – é um movimento eclesial nascido em São Paulo, em 2000, e presente hoje em mais de 40 cidades do Brasil. Em Piracicaba, a sua horta apoia a sustentabilidade financeira da instituição. 

Araci Kamiyama é engenheira agrônoma pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em tecnologias ambientais e mestra em gestão de recursos agroambientais. 

A Chácara Brasil atua na produção local, natural, artesanal e agroecológica de alimentos, e na comercialização com vistas ao fortalecimento da economia local e dos pequenos produtores. Na homenagem, foi representada por Fábio Kfouri. 

Representado pelo professor Edson José Vidal da Silva, o projeto Corredor Caipira tem o objetivo de estabelecer 45 hectares de florestas e agroflorestas em dois anos, formando corredores agroecológicos para conexão de importante fragmentos florestais na região de Piracicaba. 

Nascido no norte da Suíça, Ernst Götsch iniciou a trajetória profissional com pesquisa em melhoramento genético e posteriormente desenvolveu o método conhecido como Agricultura Sintrópica. Foi representado por João Fernando de Almeida Benedetti, do Mutirão Agroflorestal.

Naomi Ishii Torigoi representou o Movimento Tô Aqui, que envolve um grupo de gestão colaborativa, iniciado durante a pandemia, para contribuir com a cadeia de produção de alimentos da agricultura familiar agroecológica, por meio da compra e distribuição de cestas saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Osvaldo Roberto Palauro trabalha na horta comunitária agroecológia Pauliceia, vinculada à Casa do Hip Hop, cujas atividades foram retomadas em janeiro de 2021, sob sua responsabilidade. 

Sakae Kinjo é bacharel em ciências biológicas pela Unicamp, mestra em ciência pela Universidade Nacional de Ryukyus, no Japão. Atua na produção de sementes orgânicas e na divulgação da agricultura natural.

Silvia Maria Morales Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas