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Novo modelo viário da Laranjal Paulista terá ciclofaixa de 3,7 km
Projeto para reformulação da avenida foi apresentado nesta quinta-feira pela equipe da Semuttran ao vereador Pedro Kawai (PSDB)
Novo modelo viário da Laranjal Paulista terá ciclofaixa de 3,7 km
Crédito: Assessoria parlamentarO novo modelo viário da avenida Laranjal Paulista, no bairro Campestre, foi apresentado nesta quinta-feira (22) ao vereador Pedro Kawai (PSDB) pelo titular da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), José Vicente Caixeta Filho, e sua equipe técnica.
Durante reunião na sede da Semuttran, Caixeta Filho relatou que a Laranjal Paulista foi uma das vias da cidade indicadas pela população para receber ações do projeto CicloVidas, que prevê a implantação de ciclo de faixas, faixas de pedestres elevadas (lombofaixas) e redimensionamento da sinalização horizontal e vertical.
Segundo o secretário municipal de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, o projeto vai trazer modernidade para a avenida, além de reforço na segurança para pedestres, ciclistas e motoristas. Ele é realizado por meio de uma "força-tarefa" que contará com a participação das secretarias de Obras, Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que também se encarregará da próxima etapa de intervenção, implantando a ciclorrota turística Piracicaba-Saltinho.
Pedro Kawai lembrou que, no início do ano, solicitou uma reunião com vários secretários municipais, no gabinete do secretário de Governo, Carlos Beltrame, para tratar exclusivamente das demandas recebidas dos moradores e comerciantes da avenida Laranjal Paulista.
O vereador disse entender que o projeto poderá ser uma "vitrine" para outras vias de grande tráfego da cidade, especialmente para a implantação das ciclofaixas. "Piracicaba precisa explorar melhor a sua geografia privilegiada para incluir meios alternativos de mobilidade", observou.
Pedro Kawai ainda destacou que o maior desafio que os gestores municipais terão pela frente será transformar o município em uma cidade "inteligente e sustentável", seguindo a lógica do uso da tecnologia e dos recursos naturais para garantir melhor qualidade de vida à população.
De acordo com a diretora do Departamento de Engenharia de Tráfego, Jane Franco Oliveira, o plano estabelece, na primeira etapa, o redimensionamento da sinalização de solo, que será apagada e substituída ao longo dos 3,7 quilômetros de extensão previstos no projeto.
Ela lembrou que já foram retiradas a terra e a vegetação e reparados os buracos e outras imperfeições no asfalto. Já Priscilla Biancarelli Nunes Caldana detalhou cada uma das fases da primeira etapa, informando que serão adicionados pontos de ultrapassagem, recuos de estacionamento em ruas transversais e vagas especiais para pessoas com deficiência e idosos, propostas pelo vereador Pedro Kawai, por meio de indicações.
Satisfeito com todos os detalhes apresentados para a "nova Laranjal Paulista", Pedro Kawai destacou a "atuação marcante" dos colegas vereadores Ana Pavão (PL) e André Bandeira (PSDB), que também apresentaram demandas, propostas e sugestões de melhoria para o local. "Unimos forças e conseguimos provar que o trabalho em equipe dá melhor resultado", considerou.
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