
Reunião discute possibilidade de integrar programa a ações do esporte
Herold Eugênio de Souza evidenciou o trabalho da Cufa (Central Única das Favelas) e pediu apoio aos vereadores para aprovação do "Dia da Favela"
Herold Eugênio de Souza participou da tribuna popular na noite desta quinta-feira (4)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946No início da 42ª reunião ordinária desta quinta-feira (4), o orador Herold Eugênio de Souza utilizou o tempo de 10 minutos na tribuna popular para discorrer sobre o tema: "4 de Novembro: a importância da data para comunidades e o trabalho da Cufa (Central Única das Favelas).
Morador em Piracicaba (SP), no bairro Vila África - região da Vila Independência -, Souza explicou aos vereadores e ao público que acompanhou os trabalhos camarários, que a Cufa é uma organização conhecida nacional e internacionalmente e realiza atendimento assistencial para cinco mil favelas brasileiras em 600 municípios. Em Piracicaba, oito mil famílias recebem apoio em 16 favelas.
"O Dia da Favela é um momento de reflexão. Peço apoio de todos para quando vier o projeto, que nos ajudem, Precisamos que esse dia seja votado, pois será um marco para a cidade, um reconhecimento. Piracicaba tem muita favela. Nosso trabalho é corpo a corpo, não só entregamos as cestas, nós vemos as demandas de cada morador. Precisa de medicamentos, de leite especial e outros alimentos", relatou Souza em referência ao projeto de lei de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", que institui na Câmara Municipal de Piracicaba o "Dia da Favela". O texto já passou pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e, em breve, seguirá a plenário para ser apreciado.
O orador apresentou números: "as favelas geram R$ 119 bilhões de reais por ano, equivalente ao PIB (Produto Interno Bruto) da Bolívia ou Paraguai. O que falta é oportunidade para que as pessoas possam gerir seus negócios, entender que são empreendedores e que contribuem com a economia".
Na sua apresentação, Souza frisou que a população tem um conceito errôneo sobre as favelas: "Quando falamos em favela pensamos em comunidades carentes, mas caminhamos na contramão. Não podemos dizer que a favela é carente, mas a carência é de oportunidade", explicou.
Reunião discute possibilidade de integrar programa a ações do esporte
Há 200 anos, Câmara era pivô da luta pela liberdade de um povo
Escola do Legislativo vai debater democracia e eleições
Vereadora destaca ações sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha
Exposição, solenidade e livro marcam os 200 anos da Câmara
Músico e compositor piracicabano receberá moção de aplausos
Câmara homenageará ganhadora de concurso cultural sobre antitabagismo
Reunião comemorativa celebra 200 anos da Câmara e 255 anos da cidade
O abuso do homem narcisista nas relações afetivas é tema de palestra
Procuradoras da Mulher na Câmara participam de encontro em Limeira
Vereadoras participam do 1º Encontro de Procuradoras Especiais
Câmara cobra informações sobre preservação de área verde em loteamento
No Primeiro Tempo, vereadora fala sobre empreendedorismo feminino
Câmara aprova solene do Dia do Capoeirista e Medalha Mestre Cosmo
Em requerimento, Câmara cobra balanço do Refis