EM PIRACICABA (SP) 16 DE SETEMBRO DE 2022

Odair José Serafim será nome de trecho da Estrada Municipal PIR-330

Projeto de lei que homenageia dono de olaria foi aprovado nesta quinta-feira (15)




Toque na imagem para aumentar

Odair José Serafim trabalhou desde cedo na lavoura com a família e, em 1986, abriu uma olaria em sociedade com os irmãos

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O projeto de lei 97/2022, aprovado nesta quinta-feira (15) durante a 42ª reunião ordinária, nomeia de “Odair José Serafim” trecho da Estrada Municipal PIR-330 entre a rodovia Hermínio Petrin-SP-308, seguindo pelas localidades rurais conhecidas como Vila Belém, Vila Lídia e Fazenda São Luís, até o limite urbano do bairro de Santana.

Segundo o texto do projeto de lei, Odair José Serafim, mais conhecido como Casão, nasceu em 12 de janeiro de 1954 no bairro da Reta, em Piracicaba. De família humilde e descendente de italianos, que à época sofriam perseguições, saiu da escola para ajudar seu pai na lavoura de cana-de-açúcar, arroz, feijão e milho. Depois, trabalhou como caminhoneiro para uma usina. Como o trabalho não gerava lucro pelos custos com o veículo, passou a atuar no setor de pintura da usina Costa Pinto, onde ficou até 1986, quando decidiu abrir uma olaria em sociedade com dois de seus irmãos.

A propositura afirma que Odair conheceu Dirce em 1975, com quem se casaria depois de três anos de namoro e teria quatro filhos. Odair conheceu seis de seus netos com "imensa alegria".

O texto destaca ainda que, apesar de sua origem simples, mesmo “sem estudo ou formação, ele sempre foi interessado e conseguia se virar em qualquer serviço: administrativo, elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria, construção e muitos outros serviços que fossem necessários”. 

Em 2019, Serafim descobriu um raro câncer no intestino; apesar do tratamento, ele faleceu em 14 de março de 2021 pela agressividade da doença. O projeto de lei declara que o homenageado “deixou seu legado de amor, humildade, honestidade, fé, trabalho e união”.

 

Legislativo Gilmar Rotta

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas