EM PIRACICABA (SP) 17 DE NOVEMBRO DE 2022

Palestra aborda sexualidade na terceira idade

O sétimo de oito encontros do minicurso "Cuidados humanizados para pacientes idosos com demência de Alzheimer" foi realizado pela Escola do Legislativo nesta quinta-feira




Toque na imagem para aumentar

Minicurso "Cuidados humanizados para pacientes idosos com demência de Alzheimer"

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon" promoveu, na tarde desta quinta-feira (17), o sétimo encontro para discutir tópicos relacionados à velhice. O minicurso "Cuidados humanizados para pacientes idosos com demência de Alzheimer", composto de oito aulas, está sendo oferecido às quintas-feiras, de maneira presencial, no prédio anexo da Câmara, com entrada pela rua do Rosário, 833, Centro.

A palestra teve a condução de Mirtes Maria Antunes, que é enfermeira, especialista em estratégia de saúde da família pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e supervisora de estágio da Unip (Universidade Paulista) para graduandos de enfermagem, entre outras atividades e especializações. 

Neste encontro, a palestrante abordou a sexualidade na terceira idade e enfatizou que, "quanto mais confortável e seguro for o dia a dia do idoso, mais tranquilidade ele terá para aproveitar essa etapa da vida". Ela disse que o interesse sexual é normal em todas as idades. "O amor não acaba com o tempo; ao contrário, amadurece", afirmou.

Mirtes Antunes falou também sobre dois tópicos importantes e que geram dúvidas nas pessoas: a menopausa, momento da vida das mulheres em que ocorre a interrupção da menstruação, e a andropausa, condição fisiológica natural em homens. Ela explicou as diferenças e fases, assim como os sintomas relativos. Para finalizar, listou dicas de como melhorar o relacionamento entre o cuidador e o paciente.

Outras informações da grade de cursos da Escola do Legislativo podem ser obtidas no site escola.camarapiracicaba.sp.gov.br.

Escola do Legislativo

Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas