EM PIRACICABA (SP) 22 DE NOVEMBRO DE 2021

Parlamento Metropolitano debate proposta de economia de baixo carbono

Reunião deliberativa acontece nesta terça-feira (23), em Limeira, para discutir novo regimento, mudança de nome e projeto sobre potencial econômico da região




Toque na imagem para aumentar

Gilmar Rotta preside o Parlamento Metropolitano

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Discutir e contribuir com alternativas para os 24 municípios enfrentarem juntos os efeitos da pandemia na economia regional é uma das pautas da reunião Ordinária que o Parlamento Metropolitano de Piracicaba debate nesta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Limeira. Com diálogo iniciado com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional (SDR), a Mesa Diretora apresenta estudo que será levado ao Governo do Estado, tendo como foco a economia de baixo carbono como alternativa para incremento de negócios nas cidades que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba.

Gilmar Rotta, presidente do Parlamento, informa que a ideia foi absorvida pela SDR e desenvolvida pela assessoria técnica da presidência da Câmara de Piracicaba, que teve a preocupação de organizar, levando em conta a vocação econômica das cidades da RMP, propostas que possam potencializar e estimular a economia verde.

“Entre as obrigações do Parlamento está a de apresentar soluções para o desenvolvimento regional, principalmente que atinjam vários dos municípios de forma integrada. Este estudo quer levar ao Estado a ideia de que Piracicaba pode ser a região propulsora para a economia de baixo carbono, tem vocação e capacidade para isto”, afirma Gilmar.

Ainda quanto aos temas anexos à reunião ordinária, o plenário do Parlamento deve iniciar as discussões sobre a alteração do regimento, necessária devido a renovação da Aglomeração Urbana e criação da Região Metropolitana de Piracicaba. “Nosso objetivo é simplificar o regimento, facilitando principalmente atuação das comissões o que pode gerar trabalhos mais efetivos nascidos dentro do Parlamento, contribuindo com o desenvolvimento e a solução de demandas da região”, explica.

Na primeira parte da reunião, serão deliberadas proposituras apresentadas pelos vereadores regionais. A reunião te início às 10 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal de Limeira.

O PMP – O Parlamento Metropolitano de Piracicaba é composto por 120 vereadores que integram 24 Câmaras das 24 cidades que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba. A cada dois meses, os vereadores se reúnem para uma reunião deliberativa, discutindo e votando requerimentos, moções e outros encaminhamentos apresentados, assim como a cada dois meses, para reuniões temáticas, resultando em uma reunião mensal. Os encontros são itinerantes e a sede do parlamento é a Câmara Municipal de Piracicaba, devido à eleição do presidente Gilmar Rotta como presidente do Parlamento Metropolitano.

Câmara Parlamento Regional Gilmar Rotta

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas