EM PIRACICABA (SP) 22 DE JUNHO DE 2021

Parlamento Regional é reativado e elege Gilmar Rotta como presidente

Eleição para a mesa diretora do Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba aconteceu na Câmara Municipal de Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Mesa Diretora do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




Com o objetivo de unir forças e ter maior representatividade para atender as demandas e reivindicações das 23 cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba, o Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup), parado desde 2016, foi reativado. Na manhã desta terça-feira (22), a reunião de reativação teve a presença dos presidentes das Câmaras dos municípios que compõem o aglomerado urbano e que elegeram uma nova Mesa Diretora, formada por sete membros: um presidente, quatro vices, primeiro e segundo secretários.

O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Gilmar Rotta (Cidadania), foi eleito presidente do Parlamento Regional. “A proposta é trabalhar em conjunto, com todas as cidades juntas temos mais força, vamos fortalecer a nossa região para que possamos ter as nossas reivindicações atendidas”, disse. Gilmar Rotta destacou a importância da reativação do Praup para que as cidades tenham mais força para pressionar os deputados estaduais a votar e aprovar rapidamente o projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba.

Os 23 municípios que integram o Aglomerado Urbano de Piracicaba representam 3,25% da população do estado de São Paulo e 3,2% do produto interno estadual.

A composição da mesa foi dividida pela representação dos cinco polos que compõem o Parlamento Regional. A presidência da mesa ficou com Gilmar Rotta, do polo 1, composto por Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Laranjal Paulista. Os quatro vice-presidentes foram eleitos pelos polos 2, 3, 4 e 5.

O polo 2, composto por Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Santa Gertrudes, elegeu o presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto (PSC), como representante. O presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira (PSD), foi eleito representante do polo 3, que é composto pelas cidades de Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí e Ipeúna.

O quarto polo, composto por Araras, Conchal e Leme terá o presidente da Câmara de Araras, Rodrigo Soares (PSDB), como um dos vice-presidentes do Parlamento Regional e o quinto polo, composto por Capivari, Elias Fausto, Mombuca e Rafard, será representado pelo presidente da Câmara de Elias Fausto, Ronaldo Cezario (MDB).

O presidente da Câmara de São Pedro, Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL), foi eleito primeiro secretário e Jean Carlos Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara de Iracemápolis, segundo secretário.

MAIS REPRESENTATIVIDADE - Após a eleição da mesa diretora, o Parlamento Regional aprovou o requerimento 1/2021, que aumenta a representatividade das Câmaras Municipais no Praup de 1/5 para 1/3 dos vereadores de cada Câmara. De acordo com Gilmar Rotta, o aumento da representatividade será uma “força com mais de 100 parlamentares trabalhando dentro do Parlamento Regional”.

A próxima reunião do Praup foi marcada para o dia 13 de julho, às 10h, na Câmara Municipal de Piracicaba, onde irá ocorrer a posse da Mesa Diretora e a nomeação dos representantes regionais de cada Câmara. Na reunião, também serão discutidas as demandas e necessidades levadas pelos vereadores.

Estavam presentes na reunião que reativou o Praup os presidentes das Câmaras de Águas de São Pedro - Maria de Fátima Scaranelo (PSDB); de Araras - Rodrigo Soares (PSDB), Charqueada - Marcos Ribeiro de Arruda (Republicanos); de Cordeirópolis - Carlos Aparecido Barbosa (DEM); de Corumbataí - Esdra Aparecido Afonso (Podemos); de Elias Fausto - Ronaldo Cezario (MDB), de Iracemápolis - Jean Carlos Ferreira (Cidadania); de Limeira - Sidney Pascotto (PSC); de Mombuca - Mariane Caroline Messias (Solidariedade); de Rafard -  Alexandre Fontolan (PP), de Rio Claro - José Pereira (PSD), de Rio das Pedras - Edison Donizete Marconato (PSDB); de Saltinho - Amadeu Junior - (PSDB), Santa Maria da Serra - Cassio Cury (Cidadania); São Pedro - Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL); e o vice-presidente da Câmara de Santa Gertrudes - Washington Luiz Pereira (PSDB). Os vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba, Josef Borges (Solidariedade), André Bandeira (PSDB), Thiago Ribeiro (PSC) e Pedro Kawai (PSDB) também acompanharam a reunião.

Parlamento Regional Gilmar Rotta

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas