EM PIRACICABA (SP) 24 DE MAIO DE 2022

Pastoral da Criança recebe homenagem por 35 anos de atuação

Pastoral da Criança promove trabalho missionário ao realizar acompanhamento da situação nutricional das crianças nas comunidades carentes




Toque na imagem para aumentar

Pastoral atua através de visitas domiciliares e orientação nutricional às famílias

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Ao completar 35 anos de história, a Pastoral da Criança em Piracicaba carrega parte da responsabilidade pela redução dos índices de mortalidade infantil nas últimas décadas e melhoria das condições de saúde do público de 0 a 6 anos. Esse histórico de sucesso na área social motivou a aprovação, pela Câmara Municipal de Piracicaba, da moção de aplausos 63/2022, de autoria dos vereadores Thiago Ribeiro (PSC) e Laércio Trevisan Jr (PL). A homenagem foi entregue pelos parlamentares em reunião da pastoral realizada nesta terça-feira (24), na sede da Cúria Diocesana, com a presença do bispo da Diocese de Piracicaba, dom Devair Araújo da Fonseca.

A Pastoral da Criança começou no Brasil na década de 80, quando o País registrava cerca de 69 óbitos de bebês com até um ano de idade para cada grupo de mil nascidos vivos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O modelo encabeçado no Paraná pela médica sanitarista e pediatra dra. Zilda Arns de acompanhamento das gestantes e crianças, através de visitas às comunidades, com orientações nutricionais às famílias, capilarizou-se pelas dioceses e paróquias do País e alcançou grande sucesso no combate à desnutrição infantil.

Em Piracicaba não foi diferente e a Pastoral da Criança iniciou seus trabalhos em 8 de abril de 1987, por iniciativa do bispo diocesano, dom Eduardo Koiak, do casal Antonio Ferraz do Canto e Maria Berchmans Canto (dona Bergue) e da assistente social Maria Elizabeth Papini Nardin. O casal alcançou a coordenação estadual da Pastoral da Criança, função desempenhada por cinco anos. Atualmente, atuam pela pastoral 420 lideranças na diocese, que acompanham 3.651 crianças e 151 gestantes.

“Parabenizo a todos pelo trabalho realizado, que é muito especial. O que a gente faz aqui, recebe sempre em dobro”, afirmou o vereador Trevisan, na reunião para entrega da homenagem. O vereador Thiago Ribeiro se emocionou ao contar que foi uma criança assistida pela Pastoral da Criança. “Estar aqui hoje entregando esta moção, passa um filme pela minha cabeça, é emocionante”, contou. “Estamos de portas abertas para somar em prol das comunidades. Esse trabalho voluntário faz uma grande diferença na vida dessas crianças”.

A coordenadora da Pastoral da Criança na diocese, Marina Rodrigues dos Santos Nascimento de Carvalho, agradeceu a homenagem. “Nosso trabalho não é assistencialista, mas é um trabalho missionário. Levamos o lanche para suprir a fome das crianças, mas também temos o trabalho de evangelizar”, explicou. Dona Bergue disse que há 35 anos a pastoral realiza esse trabalho de missão. “Nosso trabalho é ensinar a amar. Toda pessoa de 0 a 6 anos precisa receber amor. Ninguém vive sem amor. Amor é alimento, é atenção”, afirmou.

Dom Devair avaliou que é incontável o número de pessoas que já foram auxiliadas pela Pastoral da Criança em 35 anos de existência. “Esse número só o coração de Deus consegue guardar. Que Deus continue fortalecendo esse trabalho porque ainda existem muitas comunidades que precisam dessa atenção”, lembrou.

Laércio Trevisan Jr Thiago Ribeiro Homenagem

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas