EM PIRACICABA (SP) 15 DE JUNHO DE 2021

PL propõe sistema de diagnóstico de deficiência em recém-nascidos

Objetivo do projeto de lei é evitar agravamento das deficiências e prestar assistência precoce




Toque na imagem para aumentar

Projeto de lei, de autoria vereador Thiago Ribeiro, deu entrada na Casa durante a 18ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (14)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O projeto de lei 124/2021 propõe a instituição "Sistema de Diagnóstico Precoce de Deficiência em recém-nascido" em Piracicaba. A propositura, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), deu entrada na Câmara durante a 18ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (14), e tramitará pelas comissões da Casa antes de ser votada em plenário.

O PL determina que o recém-nascido receberá tratamento caso haja diagnóstico de deficiência auditiva, visual, motora, mental ou de deficiências múltiplas e, em seguida, sua família será informada sobre a possibilidade de inserção em programas da rede pública de saúde.

O projeto de lei estabelece que os hospitais deverão realizar exames para diagnóstico das deficiências em recém-nascidos e orientar os responsáveis. De acordo com Thiago Ribeiro, objetivo do PL é evitar o agravamento das deficiências e atender o portador de necessidades especiais.

Na justificativa do projeto de lei, Thiago Ribeiro ressalta que as últimas políticas apresentadas para as pessoas com deficiência focam em sua inserção social, no entanto, o PL visa proporcionar ao recém-nascido com deficiência os estímulos necessários em ambiente favorável, para que possam desenvolver seus potenciais com respeito às diferenças.

O vereador também destaca que esta parcela da população pode ter melhor qualidade de vida se assistida adequadamente, com a oportunidade de enriquecer seu meio com experiências múltiplas e interagir de forma saudável com a sociedade.

Escola do Legislativo Legislativo Thiago Ribeiro

Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas