EM PIRACICABA (SP) 10 DE MAIO DE 2022

Plantio de mudas em lagoa é planejado, e vereador pede limpeza de área

Josef Borges conferiu avaliação na lagoa do Itaiçaba, em Artemis, e verificação do pedido de limpeza de área de preservação permanente do córrego do Ceveiro, no Lago Azul




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Duas ações ligadas ao meio ambiente foram acompanhadas pelo vereador Josef Borges (Solidariedade) nesta segunda-feira (9) no distrito de Artemis. Uma ocorreu na lagoa do Itaiçaba e a outra na área de preservação permanente do córrego do Ceveiro, no Lago Azul.

Na lagoa, que tem sido recuperada desde 2018 por voluntários, moradores de Artemis, com o apoio do vereador, a engenheira agrônoma Clementina Rossin, do Viveiro de Mudas da secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente, avaliou o espaço das margens do trecho do reservatório que já teve a retirada de vegetação aquática concluída.

"O objetivo é plantar o maior número possível de árvores nativas para o reflorestamento das margens. Essas espécies serão essenciais para garantir alimentos para os peixes e as aves que habitam o local e para evitar a erosão nas margens", disse Josef Borges.

LAGO AZUL - Na área de preservação permanente do córrego que forma a lagoa do Lago Azul, moradores solicitaram corte de mato e poda das árvores do trecho próximo à calçada da rua Armando Setten.

A limpeza vai evitar que bichos peçonhentos saiam do local e invadam as residências próximas. Também tem como objetivos aumentar a segurança na via e evitar que lixo e restos de poda do interior das casas, efetuada pelos moradores, sejam despejados no espaço.

O engenheiro Robson Willians, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, visitou o local junto com Josef Borges e constatou a necessidade de uma intervenção no espaço, principalmente nas árvores que estão já inclinadas em direção à rua e que podem oferecer risco. O corte de mato também será executado e um trecho da rua José Bailarin, antes da lagoa, receberá essas intervenções.

O vereador pediu que os serviços solicitados pelos moradores, principalmente pela moradora Ana Rosa, entrem na programação da secretaria e sejam executados para beneficiar a população. "Esse espaço também é utilizado pelos moradores para passear com cães, passear de bicicleta e também para caminhada. É fundamental que esteja limpo e as árvores, podadas para a segurança de todos", disse.

Meio Ambiente Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas