EM PIRACICABA (SP) 28 DE SETEMBRO DE 2021

População reivindica mais médicos no Posto de Saúde de Tupi

Os vereadores Zezinho Pereira (Democratas) e Laercio Trevisan Júnior (PL) acompanharam o secretário de Saúde Filemon Silvano em visita ao local para conhecer as demandas




Toque na imagem para aumentar

Vereadores estiveram no Posto de Saúde do distrito de Tupi acompanhados do secretário de Saúde Filemon Silvano

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Reivindicações de médicos do Posto de Saúde de Tupi, na rua Piracicaba, e de melhorias na estrutura do local motivaram a visita do vereador José Antônio Pereira (Democratas), o Zezinho Pereira ao distrito nesta terça-feira (28). Ele acompanhou o secretário municipal de Saúde Filemon Silvano e o vereador Laércio Trevisan Júnior (PL).

Os parlamentares e o secretário se reuniram com o presidente da associação de moradores, Carlos José Marco da Silva, conhecido como Chitão, e com Luiz Carlos Morales, da pastoral da Saúde, que relataram as demandas.

De acordo com Morales, a intenção é ampliar o posto para instalar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), com médicos de mais especialidades. “Antes (a prefeitura) alegava que não tinha espaço, então sugerimos a ampliação. Reformaram, mas diminuíram os médicos e não vieram outros”, falou. Pacientes relataram demora para atendimento devido à falta de médicos.

De acordo com a técnica de enfermagem Bárbara de Paula Sena Pereira, que acompanhou o secretário e os vereadores, o Posto atende o distrito de Tupi e os bairros ao redor. A comunidade relatou falta de médicos especialistas na área de ginecologia e de pediatria, além de um médico geral para atendimento todos os dias.

“O número de pessoas é muito grande, tem mais de 6 mil pessoas que moram lá e essa população precisa de um atendimento digno”, disse o vereador Zezinho Pereira.

Morales contou que a unidade é a única da região que oferece os atendimentos médicos. “A população de bairros como o Santa Isabel precisa se deslocar com crianças e pegar cerca de dois ônibus para ter acesso ao Posto”, relatou.

Além da falta de médicos, os vereadores e o secretário observaram a necessidade de melhorias estruturais, como na calha e nas tubulações, que apresentam infiltração de água nas paredes. O vereador Laércio Trevisan Júnior afirmou que levará estas reivindicações à Semob (Secretaria Municipal de Obras). "Farei os encaminhamentos para as secretarias competentes principalmente na questão da manutenção do prédio", disse.

O secretário de Saúde Filemon Silvano ressaltou que a secretaria está realizando uma contratação emergencial de profissionais da saúde para atender a atual demanda da cidade. "A partir de 2022, já vamos fazer novo concurso para contratação de mais profissionais, principalmente médicos", falou.

Saúde Laércio Trevisan Jr Zezinho Pereira

Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas