EM PIRACICABA (SP) 18 DE NOVEMBRO DE 2021

Prefeitura oferecerá mais segurança no trânsito das escolas de Artemis

Vereador Josef Borges (Solidariedade) acompanhou secretária Jane Oliveira, da Semuttran, em reunião com diretoras




Toque na imagem para aumentar

Vereador Josef quer mais segurança para alunos

Crédito: Assessoria parlamentar


Garantir mais segurança aos estudantes das escolas de Artemis no horário de entrada e saída das aulas e promover campanhas de educação para o trânsito entre pais e moradores é o trabalho que a Secretaria Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran) vai desenvolver em parceria com a comunidade escolar, moradores do bairro e com apoio do vereador Josef borges (Solidariedade).

Atendendo solicitação das diretoras das três unidades escolares do distrito, o vereador Josef Borges e a secretária municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes, Jane Franco Oliveira, estiveram no bairro e verificaram as necessidades apontadas pelas diretores e funcionários das escolas. Eles percorreram a pé todas as ruas Julio Quinelato, João Amâncio de Godoy, Dona Amélia Giusti Berreta e a avenida Fioravante Cenedese.

O pedido de reforço na sinalização viária de solo (horizontal) e de placas (vertical) já está em estudo pela secretária e será executada em breve, conforme a secretária. Já outros dispositivos, como faixas elevadas, mais lombadas, rotatórias, mudança de direção de mão, proibição de passagem de caminhões que sobem a rua Julio Quinelato, serão analisadas.

A presença de agentes de trânsito para orientação nos momentos de entrada e saída dos alunos, também foi apontada por professores que participaram da reunião. “Todos os estudos técnicos serão realizados para melhorar o tráfego de veículos. Também vamos fazer em conjunto com as escolas e os moradores uma campanha intensiva para conscientizar os motoristas. O reforço na sinalização começa ainda neste ano para estar tudo pronto para o retorno das aulas em 2022”, afirmou a secretária.

Para o vereador, as melhorias vão beneficiar a todos e melhorar a segurança. No começo do retorno às aulas neste segundo semestre, uma estudante da Escola Estadual José Martins de Toledo foi atropelada em frente à escola, na rua Julio Quinelato. Ela foi socorrida e está bem. “Agradeço a visita da secretária que já esteve em Artemis para um levantamento prévio das necessidades, atendendo meu pedido e retornou agora para receber as demandas das diretoras das escolas e da comunidade. O objetivo é evitar os acidentes e melhorar o tráfego no distrito”.

ESTUDO TÉCNICO - Participaram da reunião com a secretária e o vereador, a vice-diretora da EE José Martins de Toledo, Rosemeire de Moraes, o coordenador da escola, Jorge, a diretora da Escola Municipal Décio Miglioranza, Valquíria Zilio, a diretora Eliane Gimenez, da Escola Municipal de Educação Infantil Deolinda Cenedese e a presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Artemis, Márcia Cardoso. Também estiveram verificando os problemas das ruas das escolas, o engenheiro de trânsito Evandro Sotto e o coordenador de educação para o trânsito Ricardo Piton, da Semuttran.

Além de dispositivos de redução de velocidade no cruzamento das ruas Julio Quinelato com a João Amâncio de Godoy, o barulho dos veículos pesados, caminhões e ônibus foi apontado por Valquíria como um fator que interfere muito nas aulas das crianças. Essa demanda também será avaliada pela secretária Jane, como também a instalação de uma faixa de pedestres elevada em frente a creche, demanda apresentada por Eliane, mas que depende da construção de calçada em um terreno particular. 

Trânsito e Transportes Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas