EM PIRACICABA (SP) 10 DE NOVEMBRO DE 2021

Presidente da Câmara de Itatinga conhece Escola do Legislativo

Cristian Fernandes quer implantar Escola do Legislativo em Itatinga no próximo ano




Toque na imagem para aumentar

Silvia e Kawai entregam dossiê sobre Escola do Legislativo

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara Municipal de Piracicaba recebeu hoje (10) a visita do presidente da Câmara de Itatinga (SP), Cristian Fernandes Batista, que veio conhecer o funcionamento da Escola do Legislativo. Ele e sua comitiva foram recebidos pelos vereadores Silvia Morales (PV), Pedro Kawai (PSDB) e o presidente Gilmar Rotta (Cidadania).

A diretora da Escola do Legislativo, Silvia Morales, fez relato sobre a sua história, que começa em 2014, na gestão do presidente João Manoel dos Santos, e ganha uma nova dinâmica a partir de 2017 com a eleição da ex-vereadora Nancy Thame. Naquela época, Nancy trouxe um pouco de sua vivência em outras escolas e dá início à organização da Escola em Piracicaba, a começar pela conquista de um espaço.

Como explicou Silvia, a Escola do Legislativo tem um conselho, composto por três vereadores – o secretário é o vereador Josef Borges (Cidadania) -, dois representantes de duas universidades e um representante dos servidores. Este conselho é o responsável pela condução dos trabalhos da Escola, analisando os temas para cursos, oficinas, palestras e ciclos de debates.

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta, destacou a importância da Escola do Legislativo que, nos últimos anos, vem aproximando a população do poder Legislativo. Segundo ele, “a população tem dificuldades para entender o papel e o trabalho do vereador. Por isso, muitas vezes, somos expostos a críticas de grupos políticos. A população, até por desconhecer o nosso trabalho, é influenciada por esses grupos”.

Ele defendeu que, se Itatinga implantar a sua escola, que ela seja conduzida por servidores, como uma forma de garantir a sua continuidade, porque os vereadores têm mandatos de quatro anos. Gilmar explicou que, na Câmara de Piracicaba, todos os departamentos são “tocados” por servidores públicos efetivos (concursados).

Pedro Kawai, que é o coordenador da Escola, também enfatizou a sua importância, principalmente para atrair a população para conhecer a Câmara, participando voluntariamente de seus cursos, oficinas etc. Ele e Silvia assumiram o compromisso de colaborar com a criação da Escola do Legislativo de Itatinga.  

Depois da recepção e da troca de informações, o vereador Cristian e sua comitiva visitaram os departamentos e gabinetes da Câmara de Piracicaba. Eles receberam da Escola do Legislativo cópias de leis, decretos e portarias a respeito do seu funcionamento, que servirá de base para a implantação da escola na Câmara de Itatinga.

Escola do Legislativo Gilmar Rotta Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Texto:  Miromar Rosa - MTB 17.063
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas