EM PIRACICABA (SP) 03 DE JUNHO DE 2022

Presidente da Rosas de Ouro recebe Título de Cidadã Piracicabana

Iniciativa do vereador Gilmar Rotta (PP), propositura reconhece ação solidária da agremiação realizada em Piracicaba.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A presidente da Escola de Samba “Rosas de Ouro”, Angelina Basílio, recebeu, na noite desta sexta-feira (3), o Título de Cidadã Piracicabana, iniciativa do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (PP), autor do projeto de decreto legislativo 11/2022. A entrega aconteceu em solenidade no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” e contou com a participação do vice-presidente do Legislativo, Acácio Godoy (PP).

“É uma noite muito especial para mim e para todos nós que estamos aqui, para a Escola de Samba Rosas de Ouro, para a homenageada e para a cidade de Piracicaba”, disse Gilmar Rotta, ao destacar que, quando a Câmara concede um Título de Cidadão Piracicabano, “nós estamos trazendo essa pessoa para para o berço da nossa querida cidade”, destacou.

O presidente da Câmara lembrou que, além do trabalho voltado para o desfile no Carnaval, a Rosas de Ouro também desenvolve ações sociais, que, em parceria com a Torcida Furacão Azul e Rosa chegou a Piracicaba. “Na pandemia, quando todos se recolheram e ficaram preocupados, eles enfrentaram tudo e a todos para sair as ruas, não para desfilar, mas para atender tantas famílias que precisavam tanto naquele momento”, disse.

A homenageada Angelina Basílio demonstrou toda a emoção em se tornar cidadã piracicabana e destacou a atuação de Rafael Proeti à frente da Torcida Furacão, o que possibilitou a parceria para que a Rosas de Ouro desenvolvesse ação social na cidade. “Quando me falaram que havia esse menino de Piracicaba, com toda essa vontade, eu pensei, ‘isso vai dar samba’ e realmente deu”, disse.

Ela também recebeu a homenagem de Vanessa Dias de Oliveira, que é diretora social da Rosas de Ouro, e lembrou da atuação de Angelina à frente da escola de samba. “Ser presidente não é fácil, é dar o rosto para levar um tapa e não poder responder, é de repente você ser acordado de madrugada com alguém gritando que o forro da casa caiu ou olhar os componentes da escola e motivá-los, mesmo sabendo que o dia a dia é tão difícil”, disse.

Presidente do Centro de Políticas Negras de Piracicaba, Agnaldo Benedito de Oliveira destacou o Carnaval como um patrimônio histórico-cultural da cidade e que deve ser preservado e defendido. “Eu tive a oportunidade de ver tantas escolas de samba que vinham desfilar em Piracicaba e eu acredito que isso pode voltar e Piracicaba terá o Carnaval que sempre mereceu”, disse, ao destacar atuação de Angelina.

O vice-presidente da Câmara, Acácio Godoy (PP), ressaltou a alegria em homenagear Angelina e lembrou que, como filho adotivo, sempre ouviu de sua família que há um amor especial a quem vive nesta condição. “E hoje Piracicaba escolhe adotar a Angelina, e não é uma homenagem aleatória, mas que reconhece toda a atuação da Escola Rosas de Ouro, em que ela está à frente, para contribuir com a cidade”, disse.

A solenidade contou com a participação dos vereadores Pedro Kawai (PSDB), 2º-secretário da Mesa Diretora, e de Zezinho Pereira (União Brasil), além de Denilton Rocha, vereador da cidade de Capivari. Também contou com a presença do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB).

CURRÍCULO - Nascida em 22 de abril de 1957, no bairro da Brasilândia, São Paulo, filha de Eduardo Basílio e Maria Antonioli Basílio, sempre esteve ao lado do pai, que era muito popular por atuar em ações de melhorias da região onde morava. Ela cursou Administração de Empresas na FASP (Faculdades Associadas de São Paulo), e, em 1978, passou em concurso para prestar serviços na Secretaria dos Negócios Jurídicos – Patri, na SubPrefeitura da Lapa, Casa Verde e Câmara Municipal de São Paulo.

Aposentada, Angelina é casada com Sérgio Correia Ferreira, tem uma filha, Camila Basilio, com 39 anos, e o neto Eduardo Basilio Okamoto, em homenagem ao seu bisavô, fundador da Sociedade Rosas de Ouro, escola tradicional do grupo especial de São Paulo.

Pertence a agremiação Sociedade Rosas de Ouro desde a fundação, em 1971, já teve várias funções, como porta-bandeira, diretora de ala, destaque, coordenadora da comissão de frente, diretora de Carnaval, colaboradora do departamento de eventos e vice-presidente. Assumiu a presidência em 2003, após o falecimento de seu pai. 

Em tempos de pandemia, as ações sociais da agremiação são intensas. As ações, que em sua maioria acontecem na sede da Escola, chegou a Piracicaba a partir dos membros da Torcida “Furacão Azul e Rosa” (torcida organizada da Sociedade Rosas de Ouro), que fazem arrecadação de alimentos, fraldas, entre outros itens, para projeto desde 2019, como forma de auxiliar famílias da cidade que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A ação produz por semana em torno de 120 a 140 marmitas, distribuídas na área central e na comunidade Renascer, entre outros projetos como doação de sangue e campanhas são realizadas com a ajuda da agremiação.

Gilmar Rotta Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas