EM PIRACICABA (SP) 22 DE NOVEMBRO DE 2022

Projeto de alunos sobre descarte correto de lixo é destaque na Tribuna

Rai de Almeida (PT) enalteceu projeto de sustentabilidade desenvolvido por alunos do 2º ano do ensino fundamental da escola Joaquim Carlos Alexandrino de Souza

Toque na imagem para aumentar

A vereadora declarou, na Tribuna, que irá solicitar reunião dos alunos com o prefeito, secretário de Defesa do Meio Ambiente e secretário de Educação para apresentação das demandas

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401

Na noite desta segunda-feira (21), durante a 60ª reunião ordinária, a vereadora Rai de Almeida (PT) utilizou o artigo 44, que garante tempo de fala a líderes partidários, para falar sobre o projeto “Lugar de lixo não é no chão... Tenha mais educação!”, desenvolvido pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu, com o objetivo promover o descarte correto de resíduos sólidos na região da escola.

A parlamentar conheceu o projeto em visita à instituição, realizada em conjunto com o assessor parlamentar Pablo Carajol, do gabinete da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua". Exibindo imagens em slides, a parlamentar enalteceu a iniciativa das crianças, que chegaram aos 10 finalistas da categoria ensino fundamental do Prêmio Liga Steam 2022 da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional. Foram mais de 1.700 inscritos. Segundo a vereadora, o julgamento que decidiria os três primeiros colocados ainda iria acontecer. “Estamos na torcida”, declarou.

Rai de Almeida fez a leitura da carta redigida pelos alunos, endereçada ao prefeito da cidade, Luciano Almeida (sem partido). Relatando a presença de resíduos como peças de roupas, restos de móveis e embalagens de diversos tipos no chão das ruas do bairro, as crianças pedem a instalação de lixeiras na região. “Estamos trabalhando para conscientizar a comunidade escolar sobre o descarte correto do lixo. Precisamos da ajuda de vocês: pedimos que sejam instaladas lixeiras na rua Paulo Bruhns e lixeiras para coleta seletiva na Praça José Francisco de Coimbra Neto”, solicita trecho da carta.

A parlamentar afirmou, ainda, que pediria uma reunião dos alunos com o prefeito, secretário de Defesa do Meio Ambiente e secretário de Educação, para que a demanda pudesse ser apresentada diretamente às autoridades.

A fala completa da vereadora pode ser assistida no vídeo acima.

Legislativo Rai de Almeida

Texto:  Laura Fedrizzi Salere