EM PIRACICABA (SP) 21 DE FEVEREIRO DE 2022

Projeto de economia de baixo carbono é apresentado a agricultores

Gilmar Rotta (Cidadania) divulgou a proposta durante a abertura da oitava edição do Coplacampo, evento para fomento de negócios no setor.




Toque na imagem para aumentar

Rotta entrega estudo de fomento à economia de baixo carbono a Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplcana

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A proposta de caracterização da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) como polo de economia de baixo carbono foi apresentada a produtores agrícolas na manhã desta segunda-feira (21) pelo vereador Gilmar Rotta (Cidadania), presidente da Câmara, durante a abertura da oitava edição do Coplacampo, evento para fomento de negócios do setor organizado pela Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana).

“Fizemos um estudo sobre as oportunidades da economia de baixo carbono para o agronegócio regional”, disse Rotta, ao entregar o projeto a Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana. “Quem deve conduzir esse processo (de fomento à produção limpa) é o Governo do Estado de São Paulo, já que envolve várias cidades e ações como isenções fiscais e abertura de crédito para investimentos”, disse.

Articulado pelo Parlamento Metropolitano de Piracicaba, colegiado que reúne 140 vereadores das 24 cidades integrantes da RMP e que é presidido por Rotta, o projeto cria o Polo Paulista de Fomento à Economia de Baixo Carbono, trazendo à tona as aptidões características da região, como disponibilidade de terras com baixa densidade demográfica, proximidade de grandes centros consumidores, o que cria vantagens logísticas, demandas de recursos hídricos, entre outros aspectos.

“O Parlamento Metropolitano já fez essa cobrança ao Governo do Estado de São Paulo e é importante que todas as autoridades também apresentem essa demanda”, disse Rotta, em entrevista ao programa de TV especial do Coplacampo, transmitido pelas mídias sociais do evento. “Todos vão ganhar com isso”, enfatizou.

Apresentado no final do ano passado, o projeto para criação do Polo de Economia de Baixo Carbono já foi encaminhado, via ofício, ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e foi destaque no site da Fundação Seade, do Governo do Estado, que repercutiu artigo escrito por Rotta e publicado na imprensa local sobre o tema.

COPLACAMPO – Com cerca de 70 expositores, o Coplacampo segue até quinta-feira (24) na área de armazenamento de grãos da Coplacana, localizada no km 157 da Rodovia do Açúcar (SP 304). Por conta da pandemia, o evento foi em sistema on-line no ano passado e retorna, em 2022, com atividades presenciais.

Presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto lembra que o setor do agronegócio tem sido fundamental para a economia do País, “hoje somos responsáveis por 30% do PIB nacional”, enfatizou. “Com os preços das commoditties em alta, temos um momento propício para novos investimentos, porque sabemos que a agricultura vive de períodos de intempéries, por isso é fundamental melhorar a produtividade”, disse.

“Temos dois fatos muito importante neste evento. Primeiro, o Coplacampo consolida Piracicaba como o grande reduto do agronegócio e da tecnologia, e o segundo, e mais importante, é a gente poder estar aqui todos juntos de novo, graças a um trabalho hercúleo de todas as instituições”, disse o prefeito Luciano Almeida (Democratas).

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) destacou os produtores rurais como “os grandes heróis do Brasil”, lembrando que é neste setor que o País tem vantagens competitivas em relação a outros países. Ele defendeu a aprovação do projeto de lei 6299/2022, pela Câmara dos Deputados. “Não aceitamos aquilo que se diz, que o setor agro é inimigo do meio ambiente, essa nova legislação oferece mais agilidade para a melhoria da qualidade dos defensivos agrícolas”, destacou.

O deputado estadual Alex de Madureira (PSD) enalteceu o evento que “virou uma referência não só para o Estado de São Paulo, mas para outras regiões do Brasil e até mesmo para representantes de outros países”. Ele lembrou que, recentemente, o Governo do Estado registrou superávit de R$ 1,2 bilhão no mês de janeiro, “o que representa a retomada da economia, onde o setor agrícola tem papel fundamental”.

O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) salientou que o setor agrícola é “motivo de orgulho” do País, mas especialmente para região de Piracicaba. “No último ano, sentimos falta deste evento presencial”, destacou, ao defender a atuação na Assembleia Legislativa de São Paulo em defesa do agronegócio.

VEREADORES – Primeira-secretária da Mesa Diretora, a vereadora Ana Pavão (PL) destacou a importância dos produtores agrícolas para a economia da região e lembrou ainda “do papel fundamental” para o desenvolvimento local “como um todo”.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), 2-secretário da Mesa Diretora, classificou o Coplacampo como um acontecimento que consolida o papel da região no setor. “Reforça a vocação de Piracicaba como polo nacional do agronegócio”, disse.

Legislativo Parlamento Regional Gilmar Rotta

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas