EM PIRACICABA (SP) 17 DE JUNHO DE 2021

Propositura questiona processo de fluoretação da água em Piracicaba

Paulo Camolesi pergunta sobre atuação do Setor da Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para controle da prevenção




Toque na imagem para aumentar

Autoria do requerimento, aprovado nesta quinta-feira (17), é do vereador Paulo Camolesi (PDT)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O requerimento 625/2021, de autoria de Paulo Camolesi (PDT), questiona o Executivo sobre o processo de fluoretação das águas servidas à população em Piracicaba por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). A propositura foi aprovada durante a 17ª reunião extraordinária, nesta quinta-feira (17).

O parlamentar questiona se o processo de fluoretação da água, implantado em 1971 na cidade, ainda é praticado. O texto da propositura aponta que este processo de prevenção para a saúde bucal diminui a incidência da cárie dental em mais de 70%. 

No requerimento, Camolesi pede uma certidão que informe a dosagem do flúor aplicada na água e pergunta qual é o custo anual deste benefício. O vereador também questiona se esse serviço foi interrompido em algum momento e se o Setor da Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, controla, com base científica, os efeitos dessa prevenção.

Ainda na propositura, Camolesi pergunta se o poder público contribui com a conscientização de crianças e adolescentes nas escolas sobre a importância de se consumir a água fluoretada.

O requerimento pontua que a eficácia do processo de prevenção foi comprovada cientificamente pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e pelos profissionais da odontologia, tanto nas redes públicas e particulares.

O vereador destaca que Piracicaba foi um dos municípios pioneiros a implantar este processo e diz que sua continuidade é importante. "Isso é nada mais que uma política pública de prevenção à saúde bucal", disse Paulo Camolesi durante a reunião extraordinária.

 

Legislativo Paulo Camolesi

Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas