EM PIRACICABA (SP) 27 DE AGOSTO DE 2021

Prorrogação do mandato do Conselho da Cidade será votada nesta segunda

Proposta original do Executivo prevê que mandatos sejam estendidos por até 360 dias; emenda de comissão da Câmara sugere máximo de 120 dias.




Toque na imagem para aumentar

27ª reunião ordinária de 2021 terá início às 19h30 da próxima segunda-feira (30)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A prorrogação do mandato dos membros do Conselho da Cidade é uma das 20 matérias da pauta da Ordem do Dia da 27ª reunião ordinária de 2021, que será apreciada em plenário na noite da próxima segunda-feira (30).

De autoria do Executivo, o projeto de lei complementar 5/2021 —que busca a prorrogação do mandato dos membros do Conselho da Cidade, segundo justificativa assinada pelo prefeito Luciano Almeida (DEM)— visa reconduzir os atuais representantes da sociedade civil e do Poder Público aos assentos do conselho "em razão da impossibilidade de realização da Conferência da Cidade para indicação de novos membros", dado o estado de calamidade pública decretado com a pandemia da Covid-19. "Além disso, o processo de vacinação da população de nossa cidade ainda não chegou ao ponto de atingir a imunização de massa, o que nos impede de realizar eventos com aglomeração de pessoas", diz a justificativa.

A minuta do PLC, que pede a prorrogação do mandato por até 360 dias, recebeu pareceres favoráveis do Conselho da Cidade e também da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas, ambas da Câmara.

A propositura, no entanto, teve parecer contrário da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, que considera excessivo o prazo de prorrogação do mandato por até 360 dias e aponta a possibilidade de "novas eleições e da realização de reuniões virtuais e remotas, sem prejuízo dos trabalhos e desempenho das funções do Conselho da Cidade, além da retomada gradual das atividades presenciais".

Ao analisar o parecer da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas propôs uma emenda ao PLC 5/2021, para que, ao invés de 360 dias, o mandato possa ser prorrogado por no máximo 120 dias.

Outra propositura que também deve ser apreciada em primeira discussão na noite desta segunda-feira é o projeto de lei 149/2021, de autoria do Executivo, que "dispõe sobre a criação de cargos e extinção de empregos junto ao quadro de pessoal da Prefeitura, especificamente na área de Agricultura e Abastecimento".

A propositura busca a criação de 3 cargos de técnico agrícola em regime estatutário e extingue 3 empregos de técnico agrícola regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Também devem ser apreciados o projeto de decreto legislativo 40/2015, 8 moções, 2 requerimentos, o projeto de lei complementar 10/2021 —já em segunda discussão e que trata dos "food trucks" na cidade— e outros 6 projetos de lei, sendo 4 em primeira e dois em segunda discussão.

Por conta da pandemia, a entrada na galeria e no plenário é permitida aos vereadores, a assessores parlamentares e servidores da Casa. A população pode acompanhar a reunião pela TV Câmara, pelos canais 11.3 em sinal digital (TV aberta), 4 Claro/Net e 9 Vivo/Fibra, com retransmissão no Facebook e Youtube e no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br, onde é possível acompanhar pela Rádio Câmara Web. A partir das 20h, inicia-se a transmissão pela Rádio Educativa FM (105,9 ou www.educativafm.com.br).

Câmara Reunião Ordinária Institucional

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas