EM PIRACICABA (SP) 19 DE AGOSTO DE 2022

Reunião discute projeto de eventos gastronômicos e culturais no centro

Apresentação do projeto Rota Central Gourmet foi feita à Semdettur pelo gabinete da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua




Toque na imagem para aumentar

Reunião ocorreu nesta quarta-feira (17), com presença da diretora de turismo da Semdettur, representante dos estabelecimentos da região central e integrantes do Mandato Coletivo

Crédito: Assessoria parlamentar


Ocorreu nesta quarta-feira (17), uma reunião entre integrantes do gabinete da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", com a diretora de turismo Rose Massaruto, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur).

Na ocasião, foi apresentado o projeto de criação da Rota Central Gourmet, que tem como objetivo a concepção de um roteiro e um mapeamento, além da realização de uma programação que valorize a área central da cidade de Piracicaba, incluindo os aspectos de sua gastronomia e cultura urbana. 

Neste roteiro, encontram-se diversos estabelecimentos do ramo da gastronomia, bebidas, cultura e entretenimento, como bares, pubs, cafés, padarias, centros culturais, pontos de cultura, restaurantes etc.

O projeto está sendo gestado por um coletivo de proprietários de estabelecimentos localizados na área central e que foram representados na ocasião por Gustavo Ferreira. O grupo conta com cerca de quinze espaços que buscam fortalecer as iniciativas e valorizar a área central da cidade como um espaço vivo, com atrativos, segurança, opções culturais e gastronômicas.

O gabinete afirma que a criação de uma Rota Central Gourmet – Gastronomia e Cultura para o público da cidade, através de várias ações e programações, publicidade e propaganda, promoveria o turismo, evidenciaria os estabelecimentos da região central de Piracicaba e proporcionaria comodidade, variedade e, principalmente, qualidade de produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, seria gerado um ambiente mais atrativo tanto para o público, quanto para novos empreendimentos.

É objetivo da proposta, ainda segundo o gabinete, criar um ambiente de integração e diálogo constante com o poder público, no sentido de fortalecer as políticas públicas que possam trazer melhorias e fomentar projetos de revitalização e outros para a região.

Dentro do projeto, serão realizadas diversas atividades, como um circuito de bandas, um projeto chamado "Centro Vivo", que pensará a revitalização da região, a concessão do Selo Rota Central Gourmet aos estabelecimentos que participarem, o Festival Gastronômico do Mercado Municipal e o Festival Gastronômico do Engenho Central.

Para a vereadora Silvia Morales, “a implantação desta rota significa tanto o fomento à economia como à cultura e gastronomia, trazendo visibilidade à região central, que está meio adormecida”.

A diretora de Turismo, Rose Massaruto, elogiou a iniciativa e, nesta quinta-feira (18), desencadeou um inventário para obter informações e subsidiar tanto este como outros projetos a serem desenvolvidos pela Semdettur, sob comando do secretário Junior Guidotti. A proposta irá envolver outros parceiros, como a Acipi e demais instituições e empresas interessadas.

 

Cultura Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas