EM PIRACICABA (SP) 28 DE MAIO DE 2021

Reunião discute tratativas para Centro de Referência de Autismo

Continuação das tratativas para implantação de Centro de Referência de Autismo foi abordada em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (28)




Toque na imagem para aumentar

Reunião discutiu tratativas para implantação de Centro de Referência de Autismo

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador André Bandeira (PSDB), acompanhado de um grupo de mães, reuniu-se, nesta sexta-feira (28), com o Secretário de Saúde, Filemon de Lima Silvano, seu chefe de gabinete Antonio Carlos Armelim, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Euclidia Maria Bombo Lacerda Fioravante, a coordenadora do CAPS Infanto-Juvenil, a psicóloga Cristiane Aparecida Florentino Alves Lima e com a terapeuta ocupacional e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Piracicaba, Vandrea Novello. A reunião teve como objetivo discutir Políticas Públicas para pessoas com autismo e dar continuidade nas tratativas sobre a implantação de Centro de Referência para Atendimento do Autismo em Piracicaba, com a apresentação de detalhes do projeto.

Renata Ortiz, uma das coordenadoras do grupo TEApoio, detalhou dados sobre o projeto ao secretário e aos demais participantes. “Hoje existem muitas linhas de trabalho, mas não ocorre a iniciação precoce, fase em que o diagnóstico tem um papel importante no tratamento das crianças com transtorno do espectro autista, uma vez que estudos mais recentes apontam que quanto mais cedo a intervenção for iniciada, melhores oportunidades de desenvolvimento serão dadas a essas crianças”, disse Renata.

“O que queremos é trabalhar o desenvolvimento precoce para que essas crianças se tornem adultos independentes no futuro, eles precisam desenvolver habilidades para inserção no mercado de trabalho, o que evita aspectos comportamentais graves e proporcionando maior autonomia e qualidade de vida a esses indivíduos”, salientou Michelly Basso, do grupo TEApoio.

A proposta do centro é trabalhar em duas etapas. Na primeira, atendendo crianças de zero a 14 anos, e, na segunda, acima de 14, já voltado para ensino profissionalizante e treino para independência. O intuito de construir um espaço multiprofissional e multidisciplinar permanente, em todos os níveis de atenção em saúde e educação, é acolher e prestar o atendimento humanizado às pessoas com deficiência, com enfoque no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

André Bandeira destacou a importância de Políticas Públicas para pessoas com autismo e a urgência de implantação do centro de referência para o autismo. “Esse projeto já existe em algumas cidades”, lembrou. "É um projeto que precisa sair do papel o quanto antes e que é uma realidade que a gente precisa atender”, comentou André.

O secretário Filemon ressaltou também a importância da capacitação dos profissionais: “É necessário dar formação continuada e capacitação a esses profissionais que já trabalham na rede e atendem esses indivíduos”. O secretário, juntamente com os demais participantes do Executivo, se prontificaram a dar continuidade nas discussões através de reuniões futuras e dos encaminhamentos sugeridos na reunião.

Saúde André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas