EM PIRACICABA (SP) 05 DE SETEMBRO DE 2022

Reunião pública vai debater criação de centro de eventos para a cidade

Vereadores também aprovaram requerimento para a realização de outra reunião pública para discutir proposta de revitalização da rua Governador Pedro de Toledo




Toque na imagem para aumentar

Vereadores ainda aprovaram requerimentos que tratam de propostas para a Rua do Porto

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Os debates entre os vereadores, durante a 39ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (5), ficaram concentrados em proposituras que tratam da necessidade de criação de um centro de eventos para a cidade e também de pedidos de revitalização de vias importantes para o comércio e para o turismo de Piracicaba. Dois requerimentos aprovados em regime de urgência pelo plenário, ambos de autoria do vereador Reinaldo Pousa, sugerem a realizações de reuniões públicas para a discussão dos temas.

O documento 643/2022 convida o secretário de Esportes e da Ação Cultural, Hermes Ferreira Balbino, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luis Guidotti Junior, representante da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) e demais interessados para reunião pública no dia 28 de setembro, às 19h30, no Plenário da Câmara. O autor da proposta defendeu que a cidade carece de um espaço para a realização de eventos na cidade e salientou as dificuldades enfrentadas atualmente pelos promotores de eventos para que as atividades respeitem a Lei do Silêncio.

Outra reunião pública, proposta através do requerimento 646/2022, também de autoria de Pousa, vai abordar a necessidade de revitalização da rua Governador Pedro de Toledo, na região central. Para o debate, serão convidados o secretário de Governo, Carlos Alberto Lordello Beltrame, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luis Guidotti Junior, o presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Cançado, o vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Antonio Pedro Carvalho, o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba), Itacir Nozella e demais interessados. A atividade será realizada no dia 27 de setembro, às 14 horas, no Plenário da Câmara. O vereador Pousa destacou a necessidade da criação de um projeto que evite que a localidade se transforme em um “centro velho”.

Rua do Porto – Também foram aprovados pelos vereadores dois requerimentos em regime de urgência, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o “FalaPira”, que solicitam informações do Poder Executivo sobre projetos de revitalização para a Rua do Porto. O documento 649/2022 questiona a possibilidade de conversão da direção do trânsito da via para mão dupla. Já o requerimento 650/2022 solicita informações sobre projeto para a implantação de estacionamento de 45 graus em um dos bolsões da via. O objetivo, segundo o autor das proposituras, é coletar informações para a elaboração de um programa de revitalização da via para a atração de mais turistas e desenvolvimento econômico do local.

Também foi aprovado por unanimidade o projeto de lei 160/2022, de autoria do Poder Executivo, que trata do remanejamento da renúncia de receita prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022.

Outras proposituras – Ao todo, os vereadores aprovaram 24 proposituras, nesta 39ª reunião ordinária, dentre elas mais três requerimentos que versam sobre a realização de solenidade, congratulações e outro que solicita informações do Poder Executivo sobre a questão judicial que envolve as atribuições da Guarda Civil Municipal. Também foram aprovados pelo plenário três projetos de lei em segunda discussão e outros 11 em primeira discussão, todos tratando de denominações de espaços públicos, além de outros dois projetos de lei que instituem datas no calendário municipal de eventos.

Confira, nesta página, o vídeo na íntegra sobre os trabalhos desta 39ª reunião ordinária.

Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Reinaldo Jose Pousa Felipe Gema

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas