EM PIRACICABA (SP) 11 DE NOVEMBRO DE 2021

Roda de Conversa aborda Samba de Lenço e Batuque de Umbigada

Tradições afro-caipiras, como o samba de lenço e batuque de umbigada, foram temas de roda de conversa promovida pela Escola do Legislativo




Toque na imagem para aumentar

Roda de Conversa foi promovida online




Roda de conversa promovida na tarde desta quinta-feira (11) pela Escola do Legislativo Antônio Carlos Danelon “Totó Danelon”, da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), debateu o tema “Samba de Lenço e Batuque de Umbigada: Preservação, Difusão e Perpetuação dessa importante Tradição Cultural Afro-Caipira”. O evento foi online, pela plataforma Zoom, e teve como mediador o jornalista e chefe do Departamento de Comunicação Social, Rodrigo Alves. A atividade é parte do “Mês da Consciência Negra”, desenvolvida pela Escola do Legislativo.

Membro do projeto “Batuque de Umbigada” e doutor em Educação, Antônio Filogênio de Paula Júnior iniciou a live explicando o processo de escravização da África para o Brasil. “Quando falamos em batuque de umbigada e da consolidação das tradições culturais estamos falando do continente africano”. Ele reforça que o conjunto cultural de saberes, além da dança, da música, vestimentas e crenças espirituais “veio para o Brasil por meio dos bantos e sudaneses, esses últimos a partir do século XIX”.

Piracicaba, reflete Júnior, é tradição da cultura caipira e, consequentemente, da presença negra, graças à migração dos negros bantos para o Brasil durante os séculos XVIII e XIX para o “Oeste Paulista”. Piracicaba e Capivari são os únicos municípios paulistas que mantiveram, interruptamente, o batuque de umbigada. “Rio Claro, por exemplo, o batuque foi duramente perseguido na década de 1950”.

O samba de lenço que é produzido com um chocalho, tamborim e um tambor - chamado de caixa - sempre dividiu espaços com a viola caipira, a catira e com o cururú. Pode ser cantado de improviso. 

A conselheira do Conepir (Conselho de Participação e Movimento da Comunidade Negra de Piracicaba), Ediana Raetano, destaca que as maiores festas de samba de lenço são realizadas no Dia de São João, “mas como veio a pandemia foi tudo desmarcado. Fizemos algumas atividades por meio de lives”. Ela garante que os encontros serão retomados em 2022.

Piracicabano do bairro Pauliceia, o fundador do grupo “Casa de Batuqueiro” e pesquisador das origens africanas, Vanderlei Bastos, falou sobre as oficinas itinerantes de batuque de umbigada, que abrangem “bairros da periferia”. “A partir de 2018 nós profissionalizamos esse trabalho criando a Casa de Batuqueiros Tradições Artísticas”, mas reconhece que o trabalho foi prejudicado por causa da pandemia; “Temos uma preocupação de levar essa tradição dentro do contemporâneo”, complementa.

Graduada em Filosofia, a coordenadora e batuqueira do “Maracatu Baque Caipira”, Natalia Puke, reforçou a necessidade de um “projeto de governo” para o fortalecimento dessas tradições na forma de políticas públicas.

Outras informações sobre as atividades do “Mês da Consciência Negra” podem ser obtidas no escola.camarapiracicaba.sp.gov.br.

Câmara Escola do Legislativo

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas