EM PIRACICABA (SP) 04 DE SETEMBRO DE 2020

"Se tivesse que escolher teria outro filho com deficiência", diz pai

A história de superação de Pedro, que desenvolveu paralisia e surdez, será retratada por seus pais no "Câmara Convida" de hoje (4), que vai ao ar logo mais às 12h




Toque na imagem para aumentar

Participação da professora universitária Flaviane Reis (no canto superior esquerdo da tela). "O português é a segunda língua para quem é surdo", pontuou a docente da Universidade Federal de Uberlândia (MG) (fotos: divulgação / TV Câmara)




“Filhos especiais são para pais especiais”. A frase é do soldador Marcos Bortoletto e de sua esposa, a professora de ensino fundamental, Érica Bortoletto. Moradores no pequeno município de Saltinho (SP), distante a cerca de 15 quilômetros do centro de Piracicaba (SP), eles são pais dos gêmeos Pedro e Felipe. Há 15 anos, quando do nascimento dos filhos, o casal se deparou com uma situação que iria provocar em suas vidas uma grande transformação: dois meses após o nascimento dos filhos, os médicos constataram que Pedro veio ao mundo com paralisia cerebral. Pouco tempo mais tarde, outro revés: além de paralisia no cérebro, Pedro desenvolveu a surdez. Iniciava-se naquele momento, para o casal, um aprendizado em libras (Língua Brasileira de Sinais) para que Pedro, o irmão Felipe, e seus pais pudessem se comunicar e se entender.

A história dessa família será retratada na primeira edição especial do “Câmara Convida”, que enfoca as atividades do “Setembro Verde e Azul”, mês dedicado pela Câmara para lembrar a inclusão e a acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência. Mesmo com algumas limitações, Pedro leva uma vida praticamente normal, sendo que é aluno da escola estadual Barão do Rio Branco, localizada na área central de Piracicaba.

O segundo bloco da atração conta com o depoimento da professora titular da Universidade Federal de Uberlândia (MG), Flaviane Reis, Por meio do intérprete de Libras, da TV Câmara, Thiago Laubstein, ela falou de seus 12 anos de trabalho, em sala de aula, à frente de uma das mais reconhecidas instituições de ensino do país. 

Quando questionada sobre a necessidade da implantação de Libras nas escolas, Flaviane pontuou que o decreto federal 5626/2005 preconiza que crianças surdas têm direito a uma educação bilíngue, “no entanto o que vemos na prática é uma realidade bem diferente daquela proposta pela Legislação”, constata a docente. Flaviane é graduada em pedagogia, além de Mestre e doutora em Educação.

O Câmara Convida é apresentado e produzido pelo jornalista da TV Câmara, Marcelo Bandeira, e vai ao ar às sextas-feiras, das 12h às 13h. A emissora legislativa está em nova nova frequência no sinal aberto da TV digital: 11.3 UHF. Na Net (canal 4) e na Vivo Fibra (canal 9) não houve alterações. O programa também será transmitido simultaneamente pelo Facebook e Youtube da Câmara, além da Rádio Câmara Web.

 

Câmara Inclusiva

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas