EM PIRACICABA (SP) 30 DE JUNHO DE 2022

Segurança nas escolas motiva reunião de autoridades, diretores e pais

Pais de alunos reivindicam com urgência que providências sejam tomadas para reforçar a segurança no entorno de unidades escolares; o vereador Cássio Luiz fez indicações




Toque na imagem para aumentar

Segurança nas escolas motiva reunião de autoridades, diretores e pais

Crédito: Assessoria parlamentar


Na manhã desta quarta-feira (29), os vereadores: Cássio Luiz, o Cássio Fala Pira (PL), Adilsa Marques, o Paraná (Cidadania) e Anilton Rissato (Patriota), além do presidente do Conselho da Escola Municipal Antônio Boldrin, no bairro Parque Orlanda), se reuniram com o diretor da escola Peterson Rigatto e pais de alunos, para tratar sobre o assunto de segurança no entorno desta unidade escolar. 

Em decorrência dos fatos na Escola Municipal Antônio Boldrin, pela falta de segurança, onde qualquer pessoa tem acesso à área interna da unidade, até porque o mesmo terreno atende as escolas Antônio Boldrin (Ensino Infantil) e José Antônio de Souza (Ensino Fundamental), e a USF (Unidade de Saúde da Família Parque Orlanda), pais de alunos reivindicam com urgência, providências quanto a segurança escolar.

O vereador Cássio Luiz informa que foi encaminhada as indicações 3916/2021 e 4543/2021, solicitando providências ao Executivo quanto à instalação de sistema de segurança com câmeras de monitoramento, ronda escolar e concertina, no entorno das escolas. "Solicitamos informações através do requerimento 360/2020 quanto às instalações. Obtivemos a resposta que a Prefeitura de Piracicaba vem realizando levantamento para implantação de sistema de monitoramento por câmeras e alarmes para serem instalados nas escolas municipais e em outros locais públicos", relata o parlamentar.

Devido ao último fato ocorrido na cidade de Piracicaba, no dia 21 de junho, onde ocorreu um ataque dentro de um ônibus do transporte coletivo, causando três mortes e três feridos, pais de alunos ficaram ainda mais inseguros.

Camila, mãe de um dos alunos disse:  “A gente fica imaginando se um homem desse, entra em uma escola, a desgraça que ele faria com crianças seria muito preocupante; nós que somos mães, o coração da gente fica fora do corpo."

O prédio, mais conhecido como Caic existe há mais de 25 anos, sem passar por reformas, o diretor Peterson está há 13 anos na gestão e recentemente foi conquistado a cozinha, refeitório, rampa e a sua cobertura, sendo que devido à falta da cozinha, as crianças da escola Antônio Boldrin precisavam utilizar espaço da escola José Antônio de Souza, o que com esta conquista cessou esse transtorno aos alunos.

Os participantes da reunião foram informados de que Peterson, como diretor da escola Antônio Boldrin encaminhou ofício à secretaria municipal de Educação, sob a responsabilidade do titular da pasta, o secretário Bruno Roza.

Peterson informou que na manhã de terça-feira (28) esteve com o secretário Bruno e foi informado que como uma solução paliativa irá autorizar a contratação de um vigia/porteiro, e que também seria necessário a instalação de uma trava eletrônica e interfone, mas,  para isso é necessário uma licitação o que levaria um certo tempo, então o diretor com o apoio da comunidade irá através de alguma ação arrecadar essa verba.

“É recorrente as reivindicações, devido aos últimos fatos algumas reivindicações tem que ser realizada com certa urgência, considerando que essa solução é uma solução paliativa, para tranquilizar mais os pais dos alunos, o problema somente será solucionado com uma reforma definitiva” explicou Peterson.

Educação Cassio Luiz

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas