EM PIRACICABA (SP) 13 DE MARÇO DE 2023

Sem manutenção, quadra de esportes se deteriora no Cecap

Moradores esperam manutenção do espaço há oito meses; local é usado para projetos esportivos com crianças




Toque na imagem para aumentar

A pedido de moradores, vereador Acácio Godoy vistoriou as condições de espaço esportivo no bairro Cecap

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O vereador Acácio Godoy (PP) vistoriou, nesta segunda-feira (13), a quadra de esportes do bairro Cecap, que apresenta uma série de problemas de deterioração. Há oito meses os moradores do bairro aguardam providências do Poder Executivo, desde que foram protocolados os primeiros pedidos de manutenção no local, via 156 e até mesmo em contato direto com as secretarias de Esportes, Meio Ambiente e Obras, sem sucesso.

No local, o vereador observou que apenas o campo de futebol passou pelo serviço de roçagem, que não foi executado em todo o entorno da quadra e nem mesmo na área que dá acesso ao salão do Grêmio Desportivo do Cecap, onde são oferecidas aulas de kung fu e capoeira para as crianças das proximidades.

Os projetos são executados pelo mestre Natalino Gabriel, que cuida do local de forma voluntária. Ele disse que, apenas nas vésperas das competições de futebol, o campo é roçado e recebe sinalização com cal, mas o restante da quadra permanece no estado de abandono. As próprias arquibancadas e bancos estão sem condições de uso.

Telhado – Sem alternativa, o voluntário tem executado o serviço por conta própria em alguns locais da quadra. Ele contou que também já solicitou a manutenção do telhado do salão do grêmio, que já abrigou festas e também é utilizado para os treinos esportivos. No entanto, a falhas na cobertura, que apresenta telhas quebradas, furadas e em falta, tornam difícil o uso do espaço. Os atletas nem mesmo conseguem pendurar os sacos de areia no salão porque existe o risco de o madeiramento não resistir.

A troca da fiação elétrica também foi solicitada, já que, em vários pontos do salão, está aparente e deteriorada. O abandono é agravado com o descarte de entulhos e lixo no local. Os vestiários ainda estão tomados por infestações de cupim. A porta da sala onde são guardados os equipamentos esportivos praticamente não existe mais.

“Eu acredito que a manutenção das quadras esportivas deveria ficar a cargo da Secretaria de Esportes”, avaliou Acácio Godoy. “Se esses espaços ficam submetidos a outras secretarias, acabam ficando para segundo plano. Se a manutenção é feita, o custo é menor. Mas, se deixam deteriorar desta forma, depois não tem dinheiro suficiente para executar”. Ele disse que vai reforçar os pedidos dos moradores através de indicação a ser protocolada na Câmara.

Esportes e Lazer Infraestrutura Urbana Acácio Godoy

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas