EM PIRACICABA (SP) 26 DE AGOSTO DE 2022

Solenidade marca trajetória de Mendes Thame em homenagem póstuma

Antônio Carlos de Mendes Thame foi prefeito de Piracicaba (SP) de 1993 a 1996, além de ter sido eleito sete vezes deputado federal. Faleceu, neste ano, aos 75 anos.




Toque na imagem para aumentar

Reunião solene de entrega de Medalha de Mérito Legislativo "post mortem" ao ex-prefeito e deputado por Piracicaba, Antônio Carlos de Mendes Thame

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




O legado do ex-prefeito de Piracicaba (SP) Antônio Carlos de Mendes Thame foi reverenciado na noite desta sexta-feira (26), durante solenidade "post mortem" no salão nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara Municipal de Piracicaba. A iniciativa partiu do líder comunitário e primeiro suplente do PV, Gilmar Tanno, em cumprimento ao decreto legislativo 36/2022. 

Quando vereador pelo período de 30 dias, entre abril e maio deste ano, em substituição à vereadora Silvia Morales, Tanno propôs a entrega da Medalha de Mérito Legislativo – Post Mortem – ao ex-chefe do Executivo local.

Mendes Thame nasceu em 13 de julho de 1946 e faleceu no dia 28 de abril deste ano aos 75 anos. Piracicabano, foi professor, engenheiro, escritor, advogado e político. Foi fundado do PSDB (Partido Social da Democracia Brasileira), ao qual foi filiado até o ano de 2016, passando, posteriormente, ao PV (Partido Verde).

Engenheiro agrônomo formado pela Esalq / USP, Thame foi prefeito de Piracicaba na gestão 1993/1996, além de ter sido secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo entre 1999 e 2000. Na Câmara Federal, exerceu sete mandatos como deputado federal, representando o município no período de 1987 a 2019.

À frente da Prefeitura Municipal de Piracicaba, Mendes Thame criou os "Clubins", que ofereciam atividades extracurriculares a cinco mil crianças. Outras realizações que marcaram sua administração, foram a pavimentação de inúmeros bairros, além da ampliação de vagas escolares nas unidades de ensino do município.

Como deputado federal, criou em 2008 a figura do MEI (Microempreendedor individual), projeto que tirou da informalidade milhares de trabalhadores. Costureiras, sapateiros, manicures, mecânicos, ambulantes em geral, além de outras ocupações, passaram a ter a cobertura do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Nacional).

A vereadora Silvia Morales (PV) – do mandato coletivo “A Cidade é Sua” – destacou que Thame foi o primeiro presidente das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) – o primeiro comitê de bacias instalado no Estado de São Paulo - além de ter realizado trabalho significativo na habitação social e no saneamento básico, enquanto prefeito do município.

Algumas “frases rotineiras”, costumeiramente pronunciadas por Thame ao longo de sua vida, foram relembradas pela sua esposa Nancy Thame ao ser convidada a falar na tribuna. “O relógio não marca hora, o relógio marca tempo de vida. Na política nós devemos levar um apagador. Devemos olhar além do quintal da nossa casa”.

Nancy - ex-vereadora e atual secretária municipal de Agricultura e Abastecimento - contou que Mendes Thame aplicava na vida “ o dom do perdão”. “Ele era chamado para conciliar, principalmente no Congresso Nacional e em reuniões partidárias”, recordou Nancy.

Homenagens vindas da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e da Unimed foram entregues a Nancy e Sofia Thame por Damares Verderame e Sérgio Furtuoso.

A solenidade foi presidida pelo vice-presidente em exercício da Câmara Municipal de Piracicaba, Thiago Ribeiro (PSC). A mesa diretiva dos trabalhos contou com as presenças de: Silvia Morales (vereadora), Josué Adam Lazier (Oscip Pira 21), Oswaldo da Cunha (Guarda Civil), Saulo Vieira Runho (Polícia Militar), João Roberto Spotti Lopes (Esalq/USP), Damares Verderame (Acipi), Sérgio Furtuoso (Unimed), Douglas Fazanaro (Simespi), Marcelo Magro Marou (Sociedade Beneficente Sírio Libanesa), Celso Bisson (diretor executivo do PV Piracicaba) e Gilmar Tanno, suplente da vereadora Sílvia Morales.

Confira a íntegra da reunião solene no vídeo postado ao lado esquerdo da página.

Homenagem

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas