EM PIRACICABA (SP) 13 DE ABRIL DE 2022

Solenidade reafirma liderança de Artemis e celebra o Rio Piracicaba

Autoridades, lideranças comunitárias, escolares e a população do Distrito participaram de solenidade pelo Dia do Rio Piracicaba, em evento liderado por Josef Borges




Toque na imagem para aumentar

Solenidade reafirma liderança de Artemis e celebra o Rio Piracicaba

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Na manhã desta quarta-feira (13), das 8 às11 horas, a Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Josef Borges (Solidariedade), em nome da Mesa Diretora, promoveu solenidade em comemoração ao Dia do Rio Piracicaba, conforme requerimento 10/2022, pela lei municipal 5.012/2021, decreto legislativo 08/2013. 

O evento transcorreu-se nas dependências da náutica do condomínio Terras de Artemis, localizada na rua Maria Julia de Camargo Dini, s/n, realização em conjunto com a Uni-Artemis (Associação de Moradores União para o Desenvolvimento Sustentável de Artemis) e, com apoio da Associação dos Moradores do Loteamento Residencial Terras de Artemis e da Secretaria Municipal de Ação Cultural.

A solenidade teve a participação de autoridades, moradores e 50 estudantes das Escolas Municipais "Deolinda Elias Cenedese" e "Professor Décio Miglioranza" e da Escola Estadual "Professor José Martins de Toledo". Alunos e professores apresentaram exposições de trabalhos relativos ao meio ambiente e ao rio que margeia todo o distrito.

Um dos momentos especiais foi a apresentação do violinista Luis Fernando Fischer Dutra, no final do evento, às margens do rio Piracicaba, ao descer a rampa da marina e tocar as canções "Rio de Lágrimas" e "Planeta Água", de Guilherme Arantes. "Foi um momento especial", comentou Dutra, que também executou o Hino Nacional, ao lado de Valter Valentini, no contra-baixo. 

SOLENIDADE

Na abertura da solenidade, os alunos da Escola Deolinda Elias Cenedese: Eloá, Vitória, Elena, Maria Luisa, Mariano, Pedro e Walisson se manifestaram na defesa do Rio Piracicaba, em mensagens sobre a importância da preservação ambiental e da educação do povo para não jogar lixo. E, pela música, deram o alerta do que será se a água acabar, o que poderá representar o fim de nosso planeta. 

Os estudantes da Escola Décio Miglioranza, do quinto ano, sob a liderança da diretora Valquiria, apresentaram um jogral, com foco na poesia de Ivana Negri, em versos que remetem ao rio que queremos tanto. A aluna Ana Vitória da Silva se apresentou em nome do grêmio da escola José Martins de Toledo.

Iniciando o ciclo de saudações na solenidade, Eber Constantinov, presidente da Associação Terras de Artemis destacou a importância do evento. "O rio é o quintal de nossa casa, daí a relevância da preservação", enfatizou o líder comunitário, além de agradecer a presença das autoridades. 

Fábio Tadeu Lazzerini, diretor do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), explicou às crianças o trajeto das águas, sendo que o destino do rio é o mar, com as águas indo para bem longe. "O rio era a nossa estrada, aqui aportaram os primeiros colonizadores, tudo começou por aqui", disse. 

Rose Massarutto, diretora de Turismo, em representação ao secretário de Desenvolvimento Econômico, de Trabalho e Turismo, Júnior Guidotti considerou a renovação de vida que vemos hoje no Piracicaba devido ao trabalho de solturas de alevinos. "O rio Piracicaba é a alma do piracicabano", sintetizou a turismóloga, na defesa do trabalho sério e de responsabilidade na preservação do rio. 

Sérgio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias do PCJ fez uma retrospectiva a partir de Sapucaia Mirim e Camanducaia, do extremo de Minas Gerais, onde nasce o Rio Piracicaba e que hoje garante a riqueza de toda uma região que engloba 5,6 milhões de habitantes, sendo que só na região de Piracicaba são 4 milhões, incluindo indústrias e a população do entorno, onde hoje se torna primordial os projetos de preservação do rio. 

Razera também considerou fundamental lembrar que há 30 anos o rio Piracicaba estava mais poluído do que o Tietê, onde na época se colocava culpa na indústria, sendo que de fato o culpado era os esgotos das casas. O ambientalista também lembrou dos esforços visando as 49 cidades, que precisam reforçar no saneamento. Também observou que Piracicaba coleta 90% do esgoto e trata 80%. "Ainda temos muita coisa a fazer em prol das crianças e do jovem e, que eles devam continuar na missão de lutar pelo futuro", disse. 

Márcia Cardoso, presidente da Associação de Moradores de Artemis destacou a condição do distrito hoje, onde Artemis está sendo vista e, que após dois anos de desafios gigantes, os frutos disso se observa na melhora de qualidade de vida dos moradores da região. 

Luciana Cristiano, diretora da Escola Estadual Prof. José Martins de Toledo falou da imensa alegria na conquista, principalmente após o ano de 2017, quando ainda era coordenadora escolar e hoje pode conferir a evolução do distrito, o que representa um novo momento escolar, em parcerias e outras iniciativas que elevam o distrito. 

A diretora também aproveitou a sua fala para apresentar  a senhora Estela Cortez, antiga moradora do bairro, desde 1973, que hoje está retornando a Artemis. Estela disse que há 35 anos trabalha no setor de educação e, reafirmou sua condição de contribuir com o distrito, que necessita da união de todos. "Quando criança nadava no rio e meu pai tirava fotos de peixes enormes que ele pescava", disse Estela, que ainda considerou a primazia de Artemis contar com três escolas. 

Luis Fernando, presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), lembrou que se estamos aqui é porque tivemos água para manter nossas vidas. "Educação ambiental é o mais importante, precisamos da mata ciliar para nos manter vivos", disse, além de lembrar também da importância de educação e cultura. 

Augusto Muzilli Júnior, que representou o secretário municipal de Saúde, também falou da relevância da água para nossas vidas. "É nossa obrigação a preservação deste rio", além de referendar a participação da crianças no evento. 

Clarindo Neto, representou o presidente do Semae (serviço municipal de Água e Esgoto), Maurício de Oliveira. Ele destacou a pujança do distrito de Artemis, além de chamar atenção para a existência do Marco Legal, com foco no ano de 2033, que demandará o saneamento de municípios a montante de Piracicaba, em parcerias com vistas à preservação das fontes de água. "Há que haver um ciclo, começando pela educação, em respeito à natureza", disse. 

MÚSICA

O coral Vozes, da Escola Martins de Toledo se apresentou na solenidade. Bruno Rosa, secretário de Educação destacou as ações ecológicas desenvolvidas na região de Artemis, o que edifica a rede municipal de Educação, em evento que ficará marcado na memória dos estudantes envolvidos no projeto. "Daqui a 30 anos veremos o reflexo disso, onde vocês foram os protagonistas", finalizou o secretário em consideração ao olhar atento dos jovens. 

Adolfo Queiroz, titular da Semac (secretaria municipal de Ação Cultural) fez um discurso mostrando ações além do rio e o seu entorno de árvores e, rebuscou as infinidades de histórias de pescadores, para atribuir, em tom de brincadeira, ao vereador Josef Borges, sobre um acontecimento inusitado, onde um "biguá", ave típica da região estava tranquilamente nas margens do rio quando um enorme dourado engoliu-a, sendo que instantes depois o peixe foi apanhado por um exímio pescador. E, já no preparo da preciosa iguaria, quando a dona da casa preparava o enorme peixe, qual não foi a surpresa ao abrir a barriga do bicho e lá de dentro sair batendo as asas o coitado do biguá. 

A sequencia da solenidade reservou um momento especial, para a participação da ex-vereadora Laurisa Cortelazi, que há mais de 30 anos cuida das crianças no posto de saúde de Artemis, na condição de pediatra a que se especializou na medicina. A parlamentar fez questão de registrar que ela foi a primeira vereadora da Câmara do século 21. Também discorreu sobre a sua iniciativa em criar a lei do Dia do Rio Piracicaba, comemorado em 15 de abril, numa época em que a discussão sobre o futuro das águas do rio estavam sendo ameaçadas com o projeto de construção da Usina Carioba, em Americana, o que comprometeria a condição das águas do rio Piracicaba, sendo que foi preciso a intervenção da Câmara Municipal de Piracicaba, em ação pontual em São Paulo, o que determinou o fim deste projeto, com o seu impedimento. "Foi o dia de ressurreição e vida do rio", concluiu a ex-parlamentar, que ainda apresentou o 'Nhopir", um mascote que simboliza o pescador do rio Piracicaba.

Laurisa também falou de um sonho acalentado, para edificar a região de Artemis, para que um dia a Esquadrilha da Fumaça faça um sobrevoo sobre o distrito, desenhando no céu um enorme coração, como forma de expressar o seu amor por Artemis. "Acredito no amor, no bem do coração dos homens", disse a médica na expressão de sua gratidão por poder servir ao próximo. 

João Escarpa, assessor da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, discursou na solenidade, num evento que mobilizou muitas pessoas. "A água é bem universal, um direito de todos", destacou o assessor, lembrando que na esfera do governo federal se discute o Marco Legal da Água. 

Pedrão de Noé, representando o deputado estadual Alex de Madureira (PL) enfatizou a condição do deputado Alex ser de Artemis. Também considerou o período da epidemia da covid-19, no impedimento de eventos com aglomeração de público, situação que já está se revertendo, a exemplo da solenidade em homenagem ao dia do rio Piracicaba. 

O prefeito Luciano Almeida parabenizou a iniciativa do vereador Josef na promoção da solenidade. E, falou da condição do rio dar e tirar a vida, a exemplo de incidente transcorrido horas antes do evento, quando um jovem caiu nas águas do rio Piracicaba. "A união foi a coisa mais bonita", destacou o chefe do Executivo ao felicitar a organização do evento. Luciano também considerou o primeiro projeto de sua gestão, com relação às sub-prefeituras, onde o distrito de Artemis inicia um processo na cidade, que envolverá outras áreas, na descentralização do poder. Também considerou a liderança de Josef Borges, em projeto piloto que trata de uma nova visão de zeladoria pela cidade. 

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta considerou a importância da data e, falou do privilégio de Piracicaba contar com um rio que passa pela cidade. "Somos abençoados por Deus", ressaltou o parlamentar, além de reforçar o momento de reflexão para os esforços que hoje se traduzem em trazer o rio de volta. 

Gilmar Rotta ainda considerou a participação das crianças e dos jovens, que terão a responsabilidade pelo futuro. E, parabenizou a todos os envolvidos no evento. 

O autor da solenidade, Josef Borges fechou o ciclo de discursos lembrando que Artemis ficou 20 anos abandonada e, que agora as coisas começam a acontecer, onde a palavra chave é a persistência e perseverança. Também lembrou que houve redução de roubos, onde tem sido primordial a presença da Guarda Civil Municipal. 

Também estiveram presentes no evento: Sidney Nunes, comandante da Guarda Civil Municipal, Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência Social e o vereador Paulo Comolesi (PDT).

 

Meio Ambiente Josef Borges

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas