EM PIRACICABA (SP) 15 DE OUTUBRO DE 2021

Suposta falta de pediatras motiva requerimento sobre UPA Piracicamirim

Requerimento de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr questiona possível falta de médicos na Unidade nos dias 9, 10 e 11 e faz outros questionamentos ao Executivo




Toque na imagem para aumentar

Laércio Trevisan Jr. é autor do requerimento 936/2021, aprovado na noite desta 38ª reunião ordinária de 2021

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A possível falta de médicos pediatras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Piracicamirim nos dias 9,10 e 11 de outubro deste ano está entre 19 questionamentos constantes do requerimento 936/2021, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), aprovado em caráter de urgência na noite de quinta-feira (14), durante a 38ª reunião ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Piracicaba. 

O parlamentar pergunta ao Executivo municipal, caso a falta de pediatras realmente tenha ocorrido, os horários em que ela se deu e os motivos que a ocasionaram. Ele ainda questiona o número de crianças atendidas em outras UPAs da cidade e quantos destes pacientes foram encaminhadas à unidade do Piracicamirim.  

Trevisan também solicita no requerimento que sejam detalhados o número de médicos escalados para plantão nas demais UPAs, e o "nome do profissional, local e horário de trabalho".

O vereador solicita, ainda, informações sobre a gestão da UPA do Piracicamirim, atualmente realizada pela Organização de Saúde (OS) Cegecon, e pergunta, desde o início do contrato de gestão, "quais problemas foram identificados e quais providências foram adotadas" e também "quantos profissionais foram contratados (médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem, terceirizados, entre outros)?". 

Ele também pede que sejam informados os procedimentos para acesso ao interior da unidade de saúde por pessoas externas ao quadro de pessoal da OS e do Poder Público.

Trevisan também questiona ao Executivo o número de médicos que pediram demissão em Piracicaba do quadro de servidores públicos, no período de janeiro a setembro, e pede que sejam fornecidos "nome, data da demissão e especialidade". Ele pergunta, ainda, no mesmo período, quantos médicos foram contratados e quantos servidores da pasta da Saúde "saíram de férias nos meses de julho, agosto, setembro e no presente período". 

O requerimento ainda pergunta sobre os procedimentos para admissão de pacientes com Covid na UPA e os respectivos encaminhamentos destes pacientes para outras unidades. 

O vereador Pedro Kawai (PSDB), ao justificar seu voto favorável ao requerimento, que foi aprovado em conjunto com outras duas proposituras, os requerimentos 934/2021 e 943/2021, destacou a importância dos questionamentos enquanto ferramentas de controle e obtenção de respostas oficiais: "são várias perguntas em relação à UPA que vão trazer transparência, informações de verdade, pois é a posição oficial do Executivo. É isso que essa Casa tem como um de seus papéis, questionar a posição oficial do Executivo", disse o Parlamentar.  

Legislativo Laércio Trevisan Jr

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas