EM PIRACICABA (SP) 26 DE OUTUBRO DE 2021

Unidades de Saúde de Artemis incentivam campanha do Outubro Rosa

Josef Borges apoiou ação nas USFs I e II de Artemis que promoveram exames em 55 mulheres no último dia 23




Toque na imagem para aumentar

O vereador Josef Borges prestigiou a campanha

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Josef Borges (Solidariedade) prestigiou as atividades promovidas pelas equipes das Unidades de Saúde da Família I e II de Artemis, neste sábado (23), realizadas para incentivar os exames de prevenção de câncer do colo de útero e de mama, na ação pelo Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde. No próximo dia 30, outras unidades de saúde do município serão abertas para atender as mulheres.

As ações em Artemis mobilizaram 55 mulheres e foram organizadas pelas enfermeiras coordenadoras das unidades Maria Elisa de Campos e Maysa Moreira Pinto da Silva. Funcionários e agentes de saúde decoraram as unidades com balões nas cores rosa e branco, cartazes de incentivo e orientação da prevenção e até uma pintura de bailarina da artista Lucia Zanzini foi realizada. Um café da manhã também foi servido para as pacientes.

As atividades foram realizadas com apoio do vereador Josef Borges e do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), da Associação dos Moradores do Distrito de Artemis, da Escola Municipal Professor Décio Miglioranza, grupo Amigas da Onça do Cecan, além de comerciantes do bairro, como a Cozinha Nogueira, que fizeram doações de brindes e itens para serem sorteados entre as participantes, como ingressos do trenzinho Buzzolino que é atração da Feirinha Cooperativa Artemis/Lago Azul.

O cantor David Magalhães fez uma apresentação às participantes enquanto aguardavam a vez para realizar o exame Papanicolau, que previne o câncer de colo de útero e encaminhadas para o agendamento de mamografias. “Procurei trazer alegria para as mulheres que vieram cuidar de sua saúde”, afirmou o cantor.

Uma das pacientes, Lilian Caroline Barros, moradora do Lago Azul, ressaltou a facilidade da abertura do posto de saúde no sábado para o atendimento. “Essa ação foi muito legal, tudo bem estruturado e ótimo atendimento. A recepção, a música, foi tudo incrível”, afirmou.

CUIDADO E PREVENÇÃO

O vereador ressaltou que as mulheres são únicas, precisam realizar esses exames de rotina para cuidar de sua saúde e evitar o câncer, ou identificá-los ainda na fase inicial, quando a chance de cura é maior. “É importante incentivar as mulheres a cuidarem da saúde e realizar exames para prevenir doenças e as unidades continuam a realizar esses exames no atendimento diário, na rotina das unidades”, comentou Josef Borges.

Ele agradeceu o apoio do secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, que proporcionou que as unidades contassem com materiais para realizar essa ação pelo Outubro Rosa. As unidades que farão atendimento às mulheres nesse próximo sábado (30) são: nos CRABs Jd. Novo Horizonte, Piracicamirim, Vila Sônia, Vila Cristina e Vila Rezende, nas UBSs do Caxambu, Esplanada, Independência, Paulicéia/Coreia e Planalto, e nas USFs Algodoal, Bosques do Lenheiro 1 e 2, Boa Esperança 2, Eldorado 2, IAA 1, Itapuã 2, Kobayat Líbano, Monte Líbano 1 e 2, Parque Orlanda, Santa Fé, Santa Rosa 1 e 2, Serra Verde, Tatuapé 2 e Vila Industrial.

Saúde Mulher Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063

Notícias relacionadas