EM PIRACICABA (SP) 09 DE JUNHO DE 2022

Vereador acompanha vistoria na ponte de ferro de Artemis

Josef Borges observou tecnologia utilizada e atenção dos engenheiros durante análise criteriosa do patrimônio histórico.




Toque na imagem para aumentar



Técnicos realizaram vistoria na ponte de ferro de Artemis nesta quarta-feira (8). O vereador Josef Borges (Solidariedade) acompanhou o trabalho dos engenheiros que fizeram a análise da estrutura que compõe o patrimônio histórico de Piracicaba.

O engenheiro Marcos Sartori e o técnico Lucas Barreira, da Gepec Engenharia, utilizaram câmeras fotográficas e um drone para registrar as imagens de todas as peças estruturais da ponte e de sua base, além de promover uma verificação geral do dispositivo.

Josef Borges destacou a experiência dos engenheiros e o uso dos equipamentos, inclusive um drone, que permitiu registrar imagens das áreas de difícil acesso sob a ponte.

Os trabalhos também contaram com a participação do engenheiro Admir Lukasavicus Júnior, da Secretaria Municipal de Obras; do diretor do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), Fábio Lazzerini; e do arquiteto Marcelo Cachioni, do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).

"Os técnicos identificaram que a cor original da ponte é azul, própria do aço com que ela foi construída na Inglaterra. O tom alaranjado que observamos atualmente é reflexo da corrosão do tempo, algo em que será necessário intervir. Agora vamos aguardar o laudo técnico para ver quais outras obras serão necessárias para recuperar e preservar esse patrimônio histórico de Artemis e de Piracicaba", disse o vereador.

A ponte de ferro de Artemis foi construída entre 1913 e 1915, inaugurada em 1918 e tombada pelo Codepac em 1981. Sua instalação foi autorizada pelo então secretário estadual de Agricultura, Paulo de Moraes Barros. A estrutura, que veio desmontada da Inglaterra, tem 4 metros de largura e 80 metros de comprimento.

MEDIDA PREVENTIVA INÉDITA - A vistoria da ponte de ferro de Artemis faz parte das ações da zeladoria que está sendo implantada no distrito, por iniciativa do prefeito Luciano Almeida (União Brasil), e de trabalho inédito de prevenção lançado pela Secretaria Municipal de Obras, comandada por Paulo Sérgio Ferreira da Silva.

A análise também foi acompanhada pela presidente da associação UNI-Artemis (União para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis), Marcia Cardoso.

Josef Borges destacou os estudos já realizados e o empenho da secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco Oliveira, para proteger a ponte, que tem tráfego proibido para caminhões acima de três eixos.

"Mas, lamentavelmente, essa ordem é constantemente desrespeitada por condutores de veículos pesados, que burlam o radar instalado para registrar os infratores. Alguns caminhões colidem com as estruturas da ponte devido ao excesso de altura. A secretária já está providenciando um pórtico de proteção para a entrada da ponte", disse o vereador.

Zona Rural Trânsito e Transportes Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas