EM PIRACICABA (SP) 30 DE NOVEMBRO DE 2021

Vereador destaca necessidade de renovação de contrato com hospitais

Ary Pedroso Jr (Solidariedade) ocupou a tribuna nesta segunda-feira (29) para comentar a situação da área da saúde em Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Vereador Ary Pedroso (Solidariedade)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O financiamento da saúde em Piracicaba recebeu destaque na fala do vereador Ary Pedroso Jr (Solidariedade) na tribuna nesta segunda-feira (29), durante a 48ª reunião ordinária. O parlamentar pontuou que o término do contrato da prefeitura com os hospitais Fornecedores de Cana e Santa Casa da Misericórdia acontece em dezembro. O vereador propôs aos parlamentares a produção de uma moção de apelo ao Executivo de renovação do contrato. “Isso seria para que o secretário de Saúde e o prefeito se sensibilizem, porque, se não for feito isso, vão diminuir as cirurgias e as vagas”, disse Ary Pedroso.

O vereador afirmou que sem a renovação contratual “a saúde de Piracicaba corre o riso de parar". “Se não parar, eu garanto, vai haver uma diminuição no atendimento, principalmente em cirurgias eletivas”, disse. Ary Pedroso leu um documento com dados sobre incentivos municipais para os hospitais e comentou que a tabela do SUS não tem reajuste há mais de 15 anos. "Atualmente cobre apenas um terço do custo do atendimento e gera dois terços de prejuízos. “Com emendas, é possível cobrir mais um terço, assim ficamos num déficit de um terço do custo de saúde da cidade”, falou.

“Os incentivos municipais não são reajustados desde 2017. Como vamos manter o atendimento da saúde sem esse incremento financeiro?”, questionou. O presidente da Câmara, vereador  Gilmar Rotta (Cidadania), comentou, em aparte, que encaminhou um ofício ao secretário de Saúde sobre a renovação do contrato. “O contrato tem que ser assinado em dezembro”, disse.

Legislativo Ary Pedroso Jr

Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas