EM PIRACICABA (SP) 28 DE JUNHO DE 2022

Vereador participa da "XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas"

Gustavo Pompeo participou, na tarde desta segunda-feira (27), da abertura do evento realizada no Barracão 14 do Engenho Central




Toque na imagem para aumentar

Evento que trouxe especialistas e agentes públicos debateu estratégias e ações voltadas a reduzir o consumo de substâncias químicas

Crédito: Assessoria parlamentar


Na manhã desta segunda-feira (27) ocorreu a abertura oficial da “XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas”, que está acontecendo no Barracão 14 do Engenho Central. Cerca de 80 pessoas entre participantes e autoridades locais estiveram presentes na cerimônia de abertura, que contou com a exposição de trabalhos artísticos produzidos por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a entrega de materiais informativos dos Narcóticos Anônimos (NAA).

A iniciativa do evento é do Conselho Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas (Comad), da Secretaria Municipal Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e da Secretaria Municipal de Ação Cultural (Semac), e conta com o apoio dos vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A cidade é sua" e do Rotary Club "Luiz de Queiroz".

Durante o encontro dos membros do Comad, o grupo sugeriu a realização de uma semana intitulada "Cuidar de Nós para Cuidar de Todos”, com o intuito de debater políticas públicas voltadas a coibir o consumo o uso de álcool e outras drogas e de pensar em ações voltadas a aprimorar a prestação dos serviços à população piracicabana.

Além do vereador e dos membros do Comad, o evento também contou com a presença do prefeito Luciano Almeida (União Brasil), da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante, de representantes das Secretarias Municipais da Educação e Saúde e de Pablo Carajol, do Mandato Coletivo "A cidade é sua".

"No encontro, debatemos com os participantes em cima de três eixos norteadores “O que temos? O que queremos? O que vamos construir?", disse Gustavo Pompeo, que explicou que o grupo busca entender "como podemos desenvolver políticas públicas para melhorar o atendimento da rede".

Ele também frisou os serviços prestados aos dependentes químicos "são essenciais", e lembrou que "cada caso é único". Gustavo Pompeo também lembrou que "o sucesso para a recuperação de um adicto vem de formas variadas", e que "a dependência química é física, mental e espiritual, por isso deve ser tratada de maneira ampla”.    

De forma semelhante, Euclidia Fioravante afirmou que "vivemos em um momento de crescimento da dependência química", e que a Semana é um instrumento de debate que permite a ampla discussão sobre o tema. Ela ainda reforçou a necessidade "ainda maior do fortalecimento da rede e de políticas públicas efetivas que apresentem resultados concretos em conformidade com os direitos humanos e as diretrizes internacionais”, disse a titular da Smads.

O evento também contou com a palestra do doutorando em ciências sociais e antropólogo Matheus Nunes, que falou sobre o papel, na Política Nacional, das comunidades terapêuticas.

Vereadores Gustavo Pompeo

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas