EM PIRACICABA (SP) 12 DE NOVEMBRO DE 2021

Vereador participa de apresentação de Projeto de Musicalização

A iniciativa tem apoio do mandato coletivo do vereador Paulo Camolsei (PDT) e acontece nas Escolas Manassés e Hélio Penteado.




Toque na imagem para aumentar

Vereador Paulo Camolesi (PDT) apoia projeto de música em escolas

Crédito: Assessoria parlamentar


Foram realizadas nesta quinta-feira (11), nas Escolas Estaduais Prof. Manassés Ephrain Pereira e Prof. Hélio Penteado de Castro, as primeiras apresentações do Projeto de Musicalização na Escola. A iniciativa é apoiada pelo mandato coletivo do Vereador Paulo Camolesi (PDT) e pelo o SOL (Projeto Solidariedade).

Cerca de 50 alunos têm encontros semanais de formação musical, com duração de 4h. As atividades envolvem estudar noções básicas sobre música, fazer pesquisas sobre movimentos musicais, ouvir e refletir sobre composições épicas.

Além disso, eles ensaiam as músicas e pensam a respeito de suas atuações junto a seus pares, dialogando sobre postura de palco e como se comunicar. Nas formações, há ainda orientações de como utilizar os aparelhos de som e microfones para colaborar com a infraestrutura dos eventos no colégio.

"As oficinas de musicalização têm como foco o jovem e seu desenvolvimento. Através das aulas de músicas valores como respeito, paciência espírito de grupo, liderança, motivação e superação são vivenciados de maneira ordenada através da experiência com a prática musical. Além da própria música em si, com aprendizados de ritmos brasileiros em diversos instrumentos”, explicou o músico e professor Adilson Souza.

De acordo com Paulo Camolesi, o projeto abre espaço para mediação cultural com temáticas importantes para essa etapa da vida estudantil. “É importante valorizar tudo o que os jovens têm a oferecer e promover a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar, incentivando espaços de aprendizagem e interação com os colegas e a escola, além de propor o resgate dos valores culturais e incentivar o gosto pela música. O projeto também impulsiona o sonho dos jovens, mostra que eles podem mais”, comenta o vereador.

O projeto atualmente ocorre na grade curricular proposta pelo ensino em período integral. Os professores Adilson Souza e Roger Souza dão as aulas voluntariamente nas duas escolas há mais de três meses e o projeto continuará em 2022 com a missão de atingir ainda mais crianças. 

Educação Paulo Camolesi

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas