EM PIRACICABA (SP) 05 DE SETEMBRO DE 2022

Vereador participa de reunião do Conseg Santa Teresinha

Vereador Josef Borges incentivou moradores do Nhô Quim a aderirem ao programa Vizinhança Solidária, da Polícia Militar




Toque na imagem para aumentar

O Conselho de Segurança (Conseg) Santa Teresinha - Região Norte de Piracicaba - promoveu a reunião no bairro Nhô Quim para discutir o programa Vizinhança Solidária

Crédito: Assessoria parlamentar


O Conselho de Segurança (Conseg) Santa Teresinha - Região Norte de Piracicaba - promoveu reunião na última terça-feira (30), no bairro Nhô Quim, para discutir a segurança dessa localidade e apresentar o programa Vizinhança Solidária, da Polícia Militar. O vereador Josef Borges incentivou os moradores a buscarem informações sobre o programa, que tem contribuído para aumentar a segurança em diversas regiões da cidade.

A presidente do Conseg, Valéria Correr, o vice-presidente, Eber Constantinov e o capitão Saulo Vieira Runho, comandante da 5ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (10º BPM/I) conversaram com os 20 participantes da reunião que representaram os bairros Nhô Quim, Algodoal, Altos do São Francisco, Artemis e Lago Azul na reunião.

A proposta da presidente do Conseg é realizar as reuniões de forma itinerante na área de abrangência do conselho para ampliar a participação dos moradores, para o diálogo com os conselheiros e os representantes das forças de segurança da cidade. A reunião aconteceu na casa da moradora Daniela Ibanes e foi organizada por Luciana Coicev Djordjevic.

“A participação das pessoas, como nesta reunião, é muito importante para que a segurança pública da cidade melhore cada vez mais e também contribui com o trabalho do Conseg para que venham os resultados positivos das nossas ações ”, afirmou Valéria.

Para Josef Borges, a união dos moradores é o primeiro passo para o sucesso do programa. “Aqui vocês já demonstraram serem unidos para defender as melhorias na APP (Área de Proteção Permanente), agora é reunir o grupo para essa finalidade da segurança e seguir as orientações do Conseg e do capitão Runho. Em Artemis, deu muito certo essa iniciativa conjunta”, afirmou.

Eber destacou que, na região, vários bairros estão aderindo e a participação dos moradores no programa precisa ser consciente. “É um grupo exclusivo para assuntos de segurança. Muitos decidem colocar placa do programa na frente da casa e isso já é um ato que inibe o ladrão de agir”, disse.

Capitão Runho ressaltou que o programa permite que a polícia conte com o apoio do cidadão, além de favorecer que os vizinhos se conheçam e passem a tomar conta do coletivo e sensibilizem-se com os problemas uns dos outros. “A viatura está sempre em patrulha. Se acontece um caso e é comunicado no grupo, de forma específica, o atendimento é melhor”, comentou.

O vereador lembrou que, enquanto líder comunitário em Artemis, fez reunião do Conseg em 2017 e o grupo foi implantado. “Em 2016, tivemos cerca de 60 roubos. No ano passado, foram oito. E quatro deles foram solucionados pela PM a partir das informações do grupo. É muito bom para toda a comunidade, que passa a ver a segurança de modo preventivo. Observando movimentos estranhos, denunciando suspeitos e contando com o apoio dos policiais”, ressaltou Josef Borges.

Os moradores decidiram ingressar no programa e, nos próximos dias, terão reunião na sede da 5ª Cia da PM para dar início à implantação do grupo, que funciona por meio do WhatsApp. 

Segurança Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas