
Vereadora realiza visita institucional à Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal
Reunião realizada nesta sexta, na sede Associação de Surdos – Libras Piracicaba, contou com a participação de representantes da comunidade surda e de Pedro Kawai
Pedro Kawai participou de reunião com representantes da comunidade surda para tratar de atualizações na legislação municipal sobre a Língua Brasileira de Sinais
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, na manhã desta sexta-feira (18), de uma reunião técnica na sede da Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), localizada na rua Antônio Corrêa Barbosa, nº 1600, no Centro. O encontro teve como pauta principal o debate sobre a legislação municipal que trata da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a necessidade de sua adequação às normas federais vigentes.
Estiveram presentes representantes da comunidade surda e de entidades que atuam na promoção da inclusão linguística. Entre os participantes, destacam-se Antônio Campos de Abreu, presidente da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), e Mariana de Lima Isaac Leandro Campos, diretora de Política Educacional e Linguística da Feneis e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Também integraram a reunião Giselle Lorena Milhomem, presidente da Assupira; Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, 1ª secretária da Diretoria Executiva da entidade; além das tradutoras e intérpretes de Libras Tatiane Cristina Bonfim e Flávia Lima. O diálogo foi conduzido com sensibilidade e profundo respeito às necessidades da comunidade surda de Piracicaba.
A reunião foi motivada pelo recebimento de um ofício da Feneis, que propôs a criação de um Projeto de Lei para o reconhecimento da Libras como meio de comunicação e expressão no município de Piracicaba. Ao analisar o tema, identificou-se que já existe legislação municipal sobre o assunto, entretanto, com dispositivos desatualizados e em desacordo com as diretrizes estabelecidas pelas legislações federais.
Segundo o vereador Pedro Kawai, a iniciativa de reavaliar e propor a atualização da legislação é fundamental para garantir direitos, ampliar a inclusão e assegurar que a comunidade surda tenha pleno acesso à comunicação e aos serviços públicos. “Não se trata apenas de reconhecer a Libras, mas de respeitar a identidade e a autonomia linguística de centenas de pessoas em nosso município”, afirmou.
Durante o encontro, foram debatidas sugestões técnicas, jurídicas e educacionais para que a nova proposta legislativa seja construída de forma colaborativa, com base em princípios de equidade e acessibilidade. O vereador reforçou seu compromisso com a causa e se colocou à disposição para acompanhar os trâmites da nova proposta de lei desde sua elaboração até a tramitação na Câmara.
Também participou da reunião o assessor de gabinete parlamentar Helder Felício, que acompanha as demandas relativas à inclusão social e à acessibilidade no mandato do vereador Pedro Kawai.
"Vocês acreditam que mesmo depois de 23 anos de reconhecimento da Libras, ainda existem profissionais que proíbem a Libras e orientam as famílias de crianças surdas a não se aproximarem da mesma? Pois é! Triste realidade a nossa. Será que alguém em sã consciência proibiria uma criança ouvinte de aprender inglês, francês, espanhol? Só proíbe a Libras quem não a considera uma língua. Espero que a revisão das leis municipais para reconhecimento da Libras no município viabilize também uma campanha de conscientização sobre a importância dessa língua e que todos aqueles que acreditam no potencial do desenvolvimento humano de todas as pessoas se juntem a nós nessa luta", disse Beatriz Aparecida dos Reis Turetta
"A participação de entidades como a Feneis e a Assupira nesse processo garante que o debate ocorra com profundidade e representatividade. “É um passo importante para uma cidade mais inclusiva e alinhada com as políticas nacionais de educação e integração da comunidade surda”, destacou o parlamentar.
Para Pedro Kawai, o encontro reafirma a importância da escuta ativa e do diálogo permanente com os diversos segmentos sociais. “A inclusão se constrói com ações concretas, com base em escuta, sensibilidade e vontade política. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, finalizou o vereador.
Vereadora realiza visita institucional à Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal
Vereador visita Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Vereador e Bem-Estar Animal discutem em reunião banco de ração e utensílios
Vereador acompanha reforma de telhado na Escola Municipal Prof. Milton Rontani
Em visita ao bairro Santa Rosa, vereador verifica demandas da comunidade
Vereadora fiscaliza almoxarifado da Secretaria Municipal da Saúde
Vereador solicita substituição e manutenção de bebedouros no bairro Monte Alegre
Atividades da Escola do Legislativo reúnem 1.473 participantes no semestre
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Câmara contempla delegação campeã da fase regional dos Jogos da Melhor Idade
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador solicita instalação de lombada no Jardim Planalto
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini