EM PIRACICABA (SP) 16 DE AGOSTO DE 2022

Vereador questiona recursos públicos destinados à Parada LGBTQIA+

Requerimento de autoria do vereador Fabrício Polezi (Patriota) busca informações sobre participação do Poder Executivo no evento realizado no domingo (14)




Toque na imagem para aumentar

Requerimento foi aprovado nesta segunda-feira (15), na 33ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O vereador Fabrício Polezi (Patriota) foi autor do requerimento 602/2022, votado e aprovado em regime de urgência na 33ª reunião ordinária, ocorrida nesta segunda-feira (15). Nele, o parlamentar questiona o prefeito Luciano de Almeida (sem partido) sobre os recursos municipais, estaduais e federais destinados à realização da Parada LGBTQIA+ neste domingo (14), em Piracicaba.

No requerimento, o vereador pergunta o valor das verbas públicas repassadas ao evento, solicita a descrição e comprovantes fiscais do patrocínio fornecido pela Prefeitura, entre apoio financeiro, material, presença de agentes públicos e cessão de espaços públicos, e também questiona quem são os responsáveis pela Parada e pela autorização da utilização dos recursos.

Além disso, Polezi pede a descrição detalhada da participação de cada secretaria municipal envolvida no evento e, por fim, o detalhamento dos recursos destinados nos últimos quatro anos e que ainda serão repassados ao Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida) e ao Caphiv (Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais), organizações não governamentais do município. 

DISCUSSÃO – Na tribuna, Fabrício Polezi defendeu a aprovação do requerimento, que visa a transparência de gastos e “o bom uso do dinheiro público”. “Está sobrando dinheiro para fazer festa de militância esquerdista enquanto o pronto socorro fica fechado aos domingos?”, questionou. 

A vereadora Rai de Almeida (PT) declarou seu voto e discutiu a propositura na tribuna. “Nós queremos que todos os requerimentos sejam aprovados, e eu vou votar favorável ao requerimento do senhor. A 14ª parada LGBTQIA+ não é uma bandeira esquerdista, é uma bandeira dos direitos humanos”, declarou. A parlamentar defendeu, ainda, o destino de verbas públicas ao apoio de manifestações populares. “Quando o governo delibera uma verba para uma atividade como essa, não é um custo, é um benefício para a sociedade”, pontuou.

A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua”, também subiu à tribuna para justificar seu voto. “Vou votar sim, sempre defendi que o requerimento é um direito do vereador, um instrumento muito importante de fiscalização”. A parlamentar questionou, no entanto, a motivação da propositura. “Queria registrar aqui que existem vários outros tipos de eventos que a prefeitura apoia e apoiou. Por que exatamente esse gera dúvidas? Deve ser alguma coisa referente à discriminação, machismo, desrespeito á liberdade de expressão e à diversidade”, sugeriu.

 

Legislativo Rai de Almeida Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas