
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais
Laércio Trevisan Jr. pergunta em requerimento se Estações de Tratamento de Água possuem geradores de energia elétrica para garantir abastecimento da cidade durante quedas
Laércio Trevisan Jr. é autor do requerimento 546/2025, aprovado na noite desta quinta-feira (5)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Em requerimento aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (5), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) pede ao Executivo informações sobre a existência, a quantidade e o funcionamento de geradores de energia elétrica nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Capim Fino e da Luiz de Queiroz.
Os questionamentos, de acordo com o parlamentar, fundamentam-se na “necessidade de assegurar o abastecimento de água durante quedas de energia no município”.
O parlamentar, no requerimento 546/2025, salienta que a existência de geradores independentes é uma solução técnica amplamente adotada para assegurar a autonomia e resiliência do sistema hídrico, e cita que instituições instaladas no município, como a Esalq/USP, já adotam geradores independentes em cada departamento, com o objetivo de proteger pesquisas científicas e evitar danos operacionais.
Ele ressalta que Piracicaba possui população estimada de aproximadamente 450 mil habitantes e orçamento anual superior a R$ 3,2 bilhões, “o que impõe o dever de garantir infraestrutura básica e continuidade dos serviços públicos essenciais”.
Assim, Laércio Trevisan Jr. pergunta se as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Capim Fino e Luiz de Queiroz possuem geradores de energia elétrica próprios instalados e em operação e, em caso positivo, quer saber a quantidade de geradores em cada unidade e a capacidade operacional de cada equipamento
Ele também quer saber se os geradores atualmente instalados são suficientes para manter todas as atividades essenciais das ETAs em funcionamento durante quedas de energia prolongadas e, “em caso negativo, ou seja, na inexistência ou insuficiência de geradores, qual é o plano técnico, cronograma e previsão orçamentária da Prefeitura para a instalação ou ampliação desses sistemas de energia emergencial”.
O vereador ainda questiona a existência de estudo ou parecer técnico recente que tenha apontado a necessidade de instalação ou modernização de geradores nas referidas unidades e, também, se a Prefeitura ou o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) possuem registro de eventos de interrupção no abastecimento de água decorrentes de quedas de energia elétrica nos últimos 24 meses. Caso eles existem, ele pede que os relatório ou ocorrências registradas sejam apresentados.
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais
Presidente do XV de Piracicaba visita Câmara e discute apoio ao esporte
Vereador contesta abandono da antiga Unimep
Câmara vota projetos de remanejamentos orçamentários
Vereador destaca lei que garante transmissão do vivo das licitações
Requerimento questiona concretagem feita em raízes de árvores
Coronel da reserva receberá Medalha de Mérito Legislativo
Vereador prestigia mostra e destaca ciência e tecnologia na educação
Projeto de lei homenageia educador físico com nome de via pública
Vereador destaca reunião para criação de associação de skatistas
Vereadora destaca importância histórica dos depoimentos sobre ‘8 de Janeiro’
Requerimento cobra posição oficial do governador sobre pedágio na SP-304
Vereador apresenta calendário das plenárias do orçamento participativo
Vereador cobra detalhes sobre contratos de terceirização da saúde
Câmara aprova moção de aplausos a jovem campeão de jiu-jitsu