EM PIRACICABA (SP) 06 DE JANEIRO DE 2022

Vereador se reúne com a Guarda Civil Municipal e Centro de Zoonoses

Gustavo Pompeo explicou aos representantes da Guarda e do CCZ, que animais de grande porte são vistos com frequência, sem focinheiras, em áreas de lazer do município




Toque na imagem para aumentar

Reunião ocorreu na sede da Guarda Civil Municipal

Crédito: Assessoria parlamentar


Na manhã de hoje (06) o vereador Gustavo Pompeo (Avante) reuniu-se com o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, além do coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) Matheus Ferreira dos Santos e o cidadão Ugo Jorge Carlet para tratar sobre a fiscalização na utilização obrigatória de equipamentos de segurança denominado de “focinheira”, por cachorros de grande porte.

A reunião se originou por conta das inúmeras denúncias realizadas para a Guarda Civil Municipal e o CCZ por meio do canal 156, da Prefeitura Municipal, e diretamente nos telefones das corporações.

"O relato que recebemos são que essas denúncias não têm sido atendidas ou verificadas por nenhum dos órgãos. O cidadão Ugo explica que ele e um grupo de amigos que gostam de fazer suas atividades físicas ao ar livre pela Rua do Porto e avenida Cruzeiro do Sul, são surpreendidos com certa frequência por cachorros de grande porte transitando por estas avenidas sem a devida proteção, que é exigido no Decreto 12.653/08, o que pode gerar incidentes e acidentes” completou o parlamentar.

Na reunião foram levantadas todas as situações que foram presenciadas por Ugo e pela equipe do vereador, apresentando os perigos que os munícipes correm ao se deparar com a problemática. O comandante Nunes informou que vai pedir para as equipes da rua realizarem rondas periódicas pelos espaços para as devidas orientações aos donos desses animais junto com o CCZ para diminuir o número de incidências desse tipo.

O vereador Gustavo Pompeo comentou que é importante que seja feita a fiscalização e orientação dos cidadãos, donos de animais, aos quais o decreto atinge, mas que seja garantida também o bem-estar do animal. “É muito importante que eles sejam orientados a utilizar o equipamento correto que não machuque ou dificulte a caminhada do pet, garantindo assim o bem-estar dele durante os seus exercícios, sem deixar de manter seguro os demais cidadãos", finalizou o parlamentar.

 

Câmara

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121

Notícias relacionadas