EM PIRACICABA (SP) 13 DE JULHO DE 2022

Vereador solicita remodelação dos Centros de Educação Digital

Thiago Ribeiro (PSC) indicou modelo com conteúdo pedagógico semelhante ao utilizado em Curitiba (PR)




Toque na imagem para aumentar

Para o vereador Thiago Ribeiro (PSC), os 16 Centros Digitais de Piracicaba necessitam de um olhar do poder público para a transformação pedagógica

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Thiago Ribeiro (PSC) protocolou, nesta quarta-feira (13), a indicação 2037/2022, em que solicita a remodelação e transformação pedagógica dos 16 Centros de Educação Digital de Piracicaba. Na justificativa da indicação, o parlamentar, que recentemente conheceu projetos educacionais através de visitas técnicas em Curitiba (PR), menciona a existência do Projeto Farol do Saber e Inovação, um diferencial na educação da capital curitibana.

Segundo o texto da indicação, o projeto instituído pelo então prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), em 1994, desenvolveu-se ao longo dos anos. Em 2016, com o retorno dele ao Poder Executivo, o projeto passou por remodelações e a instituição da área de inovação, em uma parceria realizada pela Prefeitura de Curitiba com a Lego Fundation e o MIT (Massachusetts Institute of Technology). O projeto buscou levar mais apoio e garantir ferramentas para os alunos da rede pública municipal, utilizando a tecnologia de robótica, como o Lego Spike Prime, em todas as unidades dos Faróis do Saber e Inovação.

Também é oferecido pela Lego Fundation treinamento para a equipe da secretaria, que é capacitada para treinar os professores. Eles passam por uma formação sobre inovação durante um ano e, após esse período, passam a atuar nos Faróis do Saber e Inovação.

Como funcionam - Os Faróis do Saber estão presentes em praças e unidades escolares da cidade. Nas praças, funcionam como bibliotecas descentralizadas, com trabalhos educativos e culturais. Já as escolas, além das bibliotecas pedagógicas, possuem um ambiente de inovação, chamado de espaço maker, onde a escola e a comunidade podem utilizar tecnologias como a impressão em 3D e kits de robótica “Ludobot”. Esse último possui CPU microduino, bluetooth, hub de sensores e bateria recarregável e incentiva os alunos dos 6 anos aos 14 anos a integrar ideias e projetos para criar robôs funcionais.

Os Faróis do Saber e Inovação presentes nas unidades escolares ainda desenvolvem ações que levem as crianças a imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir. As unidades escolares têm como princípio dar autonomia aos seus alunos, deixando com que os mesmos desenvolvam projetos e atividades, criando uma escola inovadora. As unidades escolares contam ainda com laboratórios experimentais de química, que ensinam as crianças as noções da tabela periódica e de seus elementos. Na impressora 3D do Farol, elas podem criar nos computadores e tablets disponibilizados pelo município e imprimir os elementos químicos em terceira dimensão.

Os professores que atuam nas bibliotecas dos Faróis do Saber passam a ser chamados de agentes de literatura e desenvolvem nas crianças a vontade pela leitura e pela busca no conhecimento.

O parlamentar solicita que o Poder Executivo estude a possibilidade de transformar o conteúdo pedagógico dos Centros de Educação Digital, como um piloto a ser desenvolvido na cidade, buscando parcerias com a iniciativa privada e também com o Parque Tecnológico de Piracicaba, buscando garantir o acesso ao desenvolvimento tecnológico para as crianças da rede municipal de ensino.

“Em março deste ano, após minha primeira visita à Curitiba (PR), após Piracicaba ser convidada a participar do movimento Cidades Educadoras, eu me reuni com o secretário Bruno Roza (Educação), Carlos Beltrame (Governo), Adolpho Queiroz (Cultura) e com representantes da Secretaria de Esportes Lazer e Atividades Motoras (Selam). Discutimos a possibilidade de transformação dos Centros de Educação Digital em espaços multidisciplinares. Retornei a Curitiba para então aprofundar o conhecimento estrutural e pedagógico das unidades dos Faróis do Saber e Inovação. Acredito que podemos trabalhar junto da iniciativa privada e também das universidades presentes em nosso município, além do Parque Tecnológico, para transformar os Centros de Educação Digital do município em uma referência de inovação e tecnologia da Região Metropolitana de Piracicaba, utilizando os conhecimentos elencados na capital paranaense”, destacou Thiago Ribeiro.

Educação Thiago Ribeiro

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904

Notícias relacionadas