EM PIRACICABA (SP) 02 DE SETEMBRO DE 2021

Vereador visita instalações do CDI e CEO

Visita do vereador André Bandeira foi realizada na última terça-feira (31)




Toque na imagem para aumentar

Visita foi realizada na última terça-feira (31)

Crédito: Assessoria parlamentar


Na manhã da última terça-feira (31), o vereador André Bandeira (PSDB) visitou as instalações do local onde atualmente funciona o CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) – o local era o Instituto Cardiológico Dairo Bicudo, na avenida Independência.

Na ocasião, o vereador foi recebido por Maria Aparecida, coordenadora do CDI, e por Jéssica de Oliveira, escriturária e recepcionista do CEO.

Ao todo são 17 profissionais, entre médicos e dentistas, que se revezam – no entanto, apenas os dentistas prestam os serviços de urgência no local, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. O atendimento médico é realizado com agendamento e hora marcada.

Embora a instalação seja em um ponto da cidade de fácil acesso, a estrutura não comporta a funcionalidade para as atividades exercidas, sobretudo no que diz respeito aos atendimentos odontológicos. “O que eram os quartos hospitalares se tornaram sala de atendimento dos dentistas, no entanto precisaram ser feitas várias adaptações para que esse atendimento pudesse acontecer, não tem a funcionalidade necessária”, informou Jéssica.

Além desse problema, as divisões dos locais de atendimento não ficam concentradas e divididas como deveriam, devido a estrutura já pronta do prédio. Outro ponto é a ausência de banheiros adaptados. Esses problemas estruturais, segundo Maria Aparecida, não têm como serem resolvidos no local pois o imóvel é alugado e não é viável que se façam obras ou reformas.

CDI (Centro de Diagnóstico de Imagem) - os serviços oferecidos são:
Radiografia, Radiografia com Contraste, Angiografia, Mamografia, Densitometria Óssea, Ultrassonografia, Medicina Nuclear.

O serviço municipal de Ultrassom é realizado exclusivamente no CDI, no entanto, segundo Maria Aparecida, “exames mais complexos e específicos, como ressonância e tomografia, o município não tem nem profissional e nem maquinário para realizar esse atendimento, precisam ser solicitados pelo serviço social, com o SAC ou Procon”.

A coordenadora ainda informou que já existe a possibilidade da construção de uma nova estrutura para o Centro, discutida pelo secretário de Saúde, Filemon Silvano. “Segundo o secretário existe uma verba federal que será utilizada para essa construção até o final da gestão”, informou.

Atendimento: o atendimento é realizado com agendamento. A vaga do paciente é solicitada na unidade de saúde em que o paciente é atendido e todo agendamento é realizado no Centrus.

CEO (Centro de Especialidades Odontológicas - estabelecimento de saúde preparado para oferecer à população os seguintes serviços: diagnóstico bucal, periodontia especializada, endodontia, cirurgia, canal, prótese, extração, pediatria, lesões e restauração. Além do SUB (Serviço de Urgência Bucal).

Segundo Jéssica, “no município de Piracicaba são 51 unidades de saúde, entre UBS, PSFs e Crabs, que têm estrutura para o atendimento dentário e que encaminham pacientes para o CEO”. “No entanto, as UBS que atendem os pacientes do Centro e da Independência não estão oferecendo esse atendimento e estão encaminhando direto os pacientes para o CEO, no entanto não é sempre que tem vaga disponível, então os pacientes têm que ficar esperando vaga para serem atendidos”, disse.

Dr Paulo Campos, dentista do centro, reforçou que “a estrutura não é a mais adequada e não planejada para o atendimento que está sendo realizado no local. É necessária uma realocação urgente”. 

Outro ponto é que o centro, onde também recebe uma das frentes de atuação do governo federal do Brasil Sorridente, continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica, não contempla aparelhos ortodônticos e implantes. Bandeira disse que cobrará “para que a secretaria verifique o que está contido no hall de atendimento do programa para que o município possa receber esse recurso e também atender essa demanda”.

O vereador disse que “o ideal é ter uma central para os exames e uma estrutura funcional para o centro odontológico, para que atuem de maneira separadas”. “Necessário buscar uma estrutura melhor tanto para os profissionais quanto para a própria população, independente se o imóvel seja alugado, reformado ou construído, que seja nas condições adequadas e também num local de fácil acesso, pois serão atendidos pacientes de todo tipo e de todo canto da cidade”, completou.

“Importante ter o contato com a realidade de atendimento para poder cobrar o Executivo. Precisamos ter a melhor estrutura para os profissionais trabalharem e atenderem no dia a dia, e assim oferecer o melhor atendimento possível a população”, finalizou o parlamentar.

 

 

 

 

 

Saúde André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas