EM PIRACICABA (SP) 04 DE JULHO DE 2022

Vereador visita instalações do Instituto de Autismo de Piracicaba

André Bandeira (PSDB) conheceu as instalações da unidade, acompanhado da diretora e terapeuta do IAP.




Toque na imagem para aumentar

Visita aconteceu nesta sexta (1)

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador André Bandeira (PSDB) visitou, na sexta-feira (1º), as instalações do IAP (Instituto de Autismo de Piracicaba) onde foi recepcionado pela diretora, a terapeuta Eliana Castro Saliba Piacentini. "Diagnosticar precocemente o autismo ajuda a melhorar as habilidades sociais e de comunicação da criança”, explica. Isso porque, acrescenta ela, “o autista começa a realizar intervenções de forma precoce e é estimulado a se desenvolver”.

Eliana destacou ainda que o transtorno do espectro do autismo costuma ser identificado quando a criança tem entre um ano e meio e três anos. Porém, os especialistas destacam que os próprios pais são “capazes de detectar os primeiros sinais do autismo a partir dos oito meses (dependendo do grau de TEA, Transtorno do Espectro Autista)”.

A profissional destaca que a intervenção precoce em autistas melhora o desenvolvimento geral, ajudando-a a aprender novas habilidades, que lhes permitirão ser mais independentes ao longo da vida. Sendo assim, adquirem habilidades sociais essenciais e a capacidade de agir melhor em situações sociais. O diagnóstico precoce também pode beneficiar os pais, ao permitir que tomem medidas e comecem a ajudá-lo.

EXPERIÊNCIA - Mãe de um jovem de 21 anos com autismo e diretora do IAP, Eliana discorreu sobre sua própria história de vida, com a transformação após o diagnóstico do filho, aos 10 anos, quando procurou se inteirar sobre o universo do autismo, em pesquisas acadêmicas e buscas por conhecimento. Ela chegou a viajar aos Estados Unidos em busca de novas informações e esta dedicação hoje se traduz na causa em que atua.

Na visita, o vereador e a diretora do IAP também conversaram sobre os desafios dos indivíduos com TEA e a situação da saúde em relação ao atendidos pelo município.

Eliana comentou sobre uma situação em que uma mulher com TEA, ao saber que o marido disse que no retorno para casa pararia no banco, entrasse em pânico. Ela explica, no entanto, que, para este mesmo fato, se o marido tivesse dito que no caminho para casa parariam na praça, desceria do carro, iria até o banco sacar dinheiro e logo retornaria, a situação seria outra. "Devido a este detalhamento de ações, certamente a mulher não teria entrado em pânico, o que mostra que a antecipação de previsibilidade diminui demais a ansiedade, em conceitos de comportamentos que facilitam a interação social", explica.

A especialista ressaltou que ainda existe muito desconhecimento sobre o autismo, onde até médicos e profissionais da saúde não sabem lidar com esta situação. "Há que se ter cuidado nos diagnósticos, cabendo aos familiares a estimulação das crianças", conclui.

O vereador André Bandeira destaca "a luta diária" em torno da causa. "O autismo e seus diversos impactos são um tema que deve ser sempre apresentado e debatido. Estou cobrando incansavelmente o poder público para investimentos em pessoal e políticas públicas adequadas para garantir a presença das pessoas com autismo em nossa sociedade e várias propostas de melhoria e ampliação de programas já existentes já foram encaminhadas ao Executivo”, destacou o parlamentar. 

Cidadania Saúde André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas