EM PIRACICABA (SP) 24 DE AGOSTO DE 2021

Vereadora critica contrato da merenda e mudanças na Pinacoteca

Rai de Almeida também falou, ao fazer o uso regimental da tribuna, sobre visita que fez à empresa Piracicaba Ambiental




Toque na imagem para aumentar

Possível mudança de prédio da Pinacoteca é "um retrocesso", diz Rai de Almeida






A vereadora Rai de Almeida (PT), ao fazer o uso da tribuna durante a 25ª reunião ordinária de 2021, realizada na noite de ontem (23), iniciou sua fala com críticas à atual empresa contratada de forma emergencial para prestar o serviço de merenda e de entrega de alimentos em escolas municipais e estaduais de Piracicaba.

Segunda a parlamentar, a empresa deveria ter entregue às escolas, durante o final de semana, alimentos para o preparado da merenda escolar, mas isso não ocorreu: “nós estivemos em uma escola estadual e ela dispensou alunos e professores pois não tinha alimentos e nem as condições para continuar com as crianças na escola”, disse.

A vereadora também relatou que esteve na “Divisão de Alimentos e Nutrição” da Secretaria Municipal da Educação, “para saber o que estava acontecendo e o problema ocorrido foi a falta do cumprimento da obrigação da empresa que ganhou o certame licitatório, a Nutriplus”, completou a parlamentar, que afirmou que continuará acompanhando e fiscalizando a questão de perto.

Outro ponto abordado por Rai de Almeida foi uma visita por ela realizada à empresa Piracicaba Ambiental S/A, atual responsável pela remoção, coleta e destinação dos resíduos sólidos na cidade. A parlamentar exibiu uma série de fotos que mostram as instalações da empresa e os seus processos de coleta e recepção dos materiais descartados.

“Nós apostamos que essa empresa possa cumprir com aquilo que ela está assumindo. Sua gestão mudou e agora ela tem um novo olhar, quer um diálogo com a sociedade, e eu acho que isso é muito importante”, disse a vereadora.

Ela também se diz esperançosa de que um dia Piracicaba possa ter “lixo zero”. “Nosso país tem uma grande produção de lixo e não dá o destino correto para ele, e eu acho que a Ambiental está com esse propósito (do lixo zero). Inclusive, atendendo ao nosso pedido, ela está fazendo a limpeza no bairro Chapadão de todo o lixo que tem sido acumulado por lá”, completou.

O último assunto abordado pela vereadora foi a possível transferência dos acervos da Pinacoteca e da Biblioteca municipais para outros espaços físicos, algo que, segundo Rai, “nós não podemos aceitar”. Segundo a parlamentar, há um projeto para que a Polícia Federal instale-se no atual prédio da Pinacoteca.

“Nós temos, de fato, uma luta a ser empreendida para que Pinacoteca mantenha-se como um patrimônio público e que seu acervo seja mantido nessas instalações. A Polícia Federal pode ser recepcionada no prédio de qualquer outro órgão, mas não na Pinacoteca, um patrimônio público com elevado valor na nossa sociedade”, disse a vereadora.

Ao finalizar sua fala, ela também pediu para que a Câmara não apoie essa possível mudança: “pois ela é um retrocesso, um desvalor àquilo que temos do ponto de vista das artes em nossa cidade”, concluiu a parlamentar.

Legislativo Reunião Ordinária Institucional Rai de Almeida

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas