EM PIRACICABA (SP) 13 DE SETEMBRO DE 2021

Vereadora defende implantação de projeto agroecológico em escola

Escola Estadual Comendador Luciano Guidotti recebeu a visita de produtores rurais




Toque na imagem para aumentar

Visita foi realizada na última sexta-feira (10)

Crédito: Assessoria parlamentar


Uma visita à Escola Estadual Comendador Luciano Guidotti, na última sexta-feira (10), foi realizada por produtores da Chácara Brasil. A ação teve o apoio da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua.

A partir desta visita, tais produtores levantaram algumas possibilidades para aproveitar os espaços livres que podem ser utilizados na implementação de ações de agroecologia. A coordenadora da escola, Alessandra Cristina Pereira Tabai, participou da visita e destacou o apoio do diretor Marcelo Martins Rezende e dos professores Diogo Bittencourt Granjo Resende e Silvia Regina Estevam da Silva Corrêa para futuras ações.

Após as conversas realizadas durante a visita, foi ressaltada a ideia de transformar os locais onde podem ser implantados os plantios agroecológicos e as hortas como espaço de convivência dos alunos e aulas práticas. Outro destaque a ser dado, refere-se à necessidade de conciliar os plantios pensando na preferência dos alunos em relação aos produtos a serem oferecidos na merenda escolar, ou seja, a diretoria e a coordenação da escola podem executar uma enquete para averiguar a preferência mencionada. O Laboratório de Culinária é outra ideia que pode ser trabalhada.

Com o intuito de viabilizar a execução de ações, os próximos passos estão atrelados ao início da separação de resíduos sólidos orgânicos para compostagem e posterior uso nos plantios e hortas, realização da enquete por parte da escola, seleção dos espaços a serem ocupados com a respectiva identificação das espécies a serem utilizadas, preparo do solo com substrato e possibilidade de plantios aproximadamente em 3 meses.

De acordo com a vereadora Silvia Morales, a articulação contínua entre os representantes da escola, da Chácara Brasil e do Mandato Coletivo são necessários para viabilizar ações concretas, assim como os encaminhamentos já apontados. “Este é um projeto muito importante para as possibilidades de ensino das Escolas Estaduais em Piracicaba”, disse.

 

 

Educação Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas